4

O Presidente do Brasil nomeia candidatos, por exemplo Ministros de Tribunais Superiores, e o Senado aprova ou rejeita o candidato.

Mas há uma palavra específica para quando uma autoridade (legalmente) só insere uma pessoa num cargo sem precisar a aprovação de outro órgão?

Posso usar inserir, como eu fiz aqui, por exemplo?

1
  • 3
    No Brasil também usamos "nomear" para o ato de escolher uma determinada pessoa para um determinado cargo sem a aprovação de outrem. Os Ministros de Estado, escolhidos pelo Presidente da República, não precisam de uma aprovação de nenhum outro órgão. O Governador do Estado do Rio de Janeiro nomeia seus secretários, acessores, etc, sem precisar da aprovação dos deputados.
    – Centaurus
    Mar 26, 2016 at 2:11

1 Answer 1

4

Suponho que o princípio é semelhante ao da Appointments Clause da constitutuição americana, na qual o Brasil se inspira nalguns pontos, que usa os termos nominate (primeira fase, feito apenas pelo presidente) e appoint (segunda fase, com o consentimento do Senado).

Uma opção que me ocorre é «instalar no cargo». No entanto, os termos nomear, indicar e designar são todos usados para o ato de atribuir um cargo, independentemente de haver ou não participação de outro órgão. Repare-se nas definições do Aulete para nomeação:

1. Atribuição de um cargo público ou privado por autoridade competente.
  2. Escolha de alguém para cargo, função ou dignidade
  3. O direito de escolher ou nomear para o exercício de emprego ou função: Pertence ao governo a nomeação dos juízes.

Portanto os significados de nomeação não incluem apenas o ato de escolher um candidato, mas também de lhe atribuir finalmente o cargo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.