6

Eu estou lendo sobre a suspensão da nomeação de Lula na Folha de São Paulo aqui, e não entendo o significado da palavra odiosa nessa frase:

"A posse e exercício no cargo podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial e do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva", diz o juiz.

Para mim parece um substantivo, o que não tem em wordreference.com aqui ou em outros dicionários (não posso postar mais links porque não tenho a reputação).

Alguém pode me ajudar entender essa palavra, por favor.

6
  • Não é um substantivo, é um adjectivo. Vem do verbo odiar (inglês to hate - detestar, não gostar). Neste caso penso que significa mais vingativa, de vingança (inglês revenge, vindictive manner)...
    – Joum
    Mar 17, 2016 at 16:46
  • Então eu não entendo a frase. Tu poderias traduzir a primeira parte para mim?
    – Akitirija
    Mar 17, 2016 at 16:53
  • "De causar ódio"?
    – falsarella
    Mar 17, 2016 at 17:01
  • 2
    That sentence roughly means: "Having and exercising a position in a public office [job] may allow for unwanted and objectionable intervention, regarding police activity and Public Law Office, as well as in the exercise of Judicial Powers of Mr. Luiz Inácio Lula da Silva", said the judge.
    – Joum
    Mar 17, 2016 at 17:14
  • Bah, perfeito! Muito obrigado, Joum!
    – Akitirija
    Mar 17, 2016 at 17:17

2 Answers 2

9

Trata-se de um adjetivo (a qualificar intervenção). Significa reprovável, mas é um pouco mais forte. Aulete:

1. Que desperta ódio (mulher odiosa): "Ora sentia-se odioso, ora ridículo. Quem se sente odioso pode ter no orgulho um refúgio..." (Machado de Assis, Dom Casmurro))
  2. Que é repelente, insuportável, desagradável (filme odioso); DESPREZÍVEL; REPULSIVO
  3. Que demonstra ódio (discurso odioso); ODIENTO
  4. Que é digno de condenação; REPROVÁVEL
2
  • Resposta perfeita! +1!
    – Joum
    Mar 17, 2016 at 17:07
  • Obrigado, Artefacto! Agora a frase fez sentido para mim.
    – Akitirija
    Mar 17, 2016 at 17:15
0

No Brasil, quando dizemos que uma pessoa é "odiosa", não significa apenas que ela possa odiar muitos - pode ser, sim - mas associamos mais a pessoas que nós odiamos, e não a quem nos odeiam. Por exemplo, se eu disser que minha vizinha é "odiosa", estou dizendo que é alguém que não há como gostar. Ela é tão odiosa que ninguém gosta dela, não há como.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.