7

Estive tentando encontrar situações em que eu usaria o verbo "convir", verbo transitivo indireto, no sentido de "ser útil" e encontrei apenas...

• "Ah, este é o apartamento que nos convém."
  • "Não vou aceitar porque não me convém."
  • "Faça o que lhe convier."
  • "Se te convier, aceite."
  • "Se me conviesse eu aceitaria."

Sei tratar-se de um verbo defectivo, mas exatamente em que tempos e pessoas o verbo "convir" pode ser conjugado ?

1
  • 2
    Uff, é mesmo difícil responder a esta... Acho que se pode usar "estas soluções não me convêm", terceira pessoa do plural, e portanto não pode ser um verbo impessoal.
    – ANeves
    Mar 3, 2016 at 9:36

2 Answers 2

5

Não creio que se trate de um verbo defectivo. É verdade que convir no sentido de ser útil, proveitoso, apropriado (aceções 1, 2 e 5 do Aulete) é usado sobretudo na terceira pessoa: coisas ou combinações que convêm. Mas é possível formar frases perfeitamente inteligíveis com este significado de convir em todas as pessoas gramaticais. E só não encontrei para a segunda pessoa do plural (mas até isso o Artefacto encontrou, ver comentários; ênfase minha):

Olha pra mim se te apraz,
E vê lá se te convenho
Eu sou muito bom rapaz,
Só dinheiro é que eu não tenho.
Maria Soares, Os Três Santos Populares

Alguém que saiba abrigar a minha inserviência, alguém que olhe para mim e que saiba que eu já não convenho a muita coisa, mas que continuo tendo valor.
Diário do Rio Doce, 2-12-2013, p. 4

És tu que me convéns,
Na tua singeleza
De barro popular, humano,
Pois me acenas com tudo o que preciso
Paulo Quintela, “Santo Antoninho dos Pobres”, Vértice, Vol. XXVII, nº. 282-283, 1967, p.164-165, citado em Luís Machado de Abreu, “Santo António de Lisboa nos Caminhos da Europa”, Revista Lusófona de Ciência das Religiões, Ano XI, 2012, n. 16/17, p. 256.

R140: Assumimos uma determinada postura em termos de valores, [...] e procuramos manter-nos isentos. Daí julgo eu, a nossa dificuldade em sobreviver! (Risos)
P141: (Risos)
R141: Temos sido sempre muito (Discurso imperceptível), porque não convimos a ninguém! Porque o poder político o que quer é ter pessoas coladas a si! (Risos)
Entrevista a dirigente de ONG, repositório da Universidade de Lisboa

Quanto aos tempos e modos não me parece haver dificuldades, exceto no caso do imperativo. Se olharmos para os exemplos acima, uma pessoa convém (a alguém) se tiver as qualidades desejadas (por esse alguém), e isso é um coisa que seria estranho, senão mesmo absurdo, pedir ou ordenar: «convém-me» ou «exijo que me convenhas».

Pensando bem, se uma pessoa, homem, mulher ou criança, pode convir (a alguém), então é possível conjugar o verbo em todas as pessoa gramaticais. E quem, pelo menos deste lado do Atlântico, é que não sabe que a mulher bonita é que me convém com outra versão um pouco diferente tocada aqui por uma tuna universitária.

3
  • Se procurares por "convindes a" no Google Books encontras dois exemplos na 2a pessoa do plural, embora sejam com valor de singular.
    – Artefacto
    Mar 3, 2016 at 11:44
  • @Artefacto Século XIX, não? Eu restringi a busca ao séc. XX para evitar a aceção estar de acordo, que era usado ao pontapé no séc. XIX. E como não vejo nenhuma diferença relevante aqui entre és tu que me convéns e sois vós que me convindes, não me preocupei muito com isso.
    – Jacinto
    Mar 3, 2016 at 11:47
  • 1
    Sim, XIX. A primeira ocorrência é «Eil-o aqui: essa estimavel mulher, é ternamente adorada por um homem a quem estimo, a quem convém muito mais do que vós lhe convindes a ella: o vosso casamento desagrada-me, e prohibo-vos que trateis d'elle»
    – Artefacto
    Mar 3, 2016 at 12:00
4

No sentido de ser conveniente/útil, convir será geralmente conjugado apenas na terceira pessoal (verbo unipessoal), singular ou plural (refs. 1 2 3), com o singular o mais comum, até porque frequentemente o sujeito (com o qual o verbo concorda) assume a forma de oração (geralmente posposta ao verbo, como em convinha que viessem mais cedo).

Mas também se encontram com facilidade exemplos no plural (exemplos do CETEMPúblico):

par=ext183986-eco-94a-2: Mas se o preço é o factor determinante na escolha, então os Continente [supermercado] são os que mais lhe convêm.
par=ext69029-clt-95a-1: No entanto, as aquisições dos americanos não convêm aos europeus, que terão, por sua vez, de negociar outro acordo; depois os próprios chineses se sentem pressionados, porque lhes exigem coisas a mais em tempo a menos.

No entanto, eu não excluiria completamente o uso de convir nas primeira e segunda pessoas. Se os Continente me convêm por que não hás de tu convir-me? Não me parece que haja qualquer impedimento semântico, pelo menos. E de facto encontram-se alguns exemplos na literatura, por exemplo (grafia original):

O sr. padre Manuel é um santo, mas sabe menos do que toda a gente a respeito de... em fim, não me convens para moça e procura outra casa

6
  • Se tivéssemos combinado não teríamos conseguido responder mais ao mesmo tempo. O teu «convéns» não tem acento?
    – Jacinto
    Mar 3, 2016 at 11:29
  • @Jacinto Não o texto é do séc. XIX.
    – Artefacto
    Mar 3, 2016 at 11:30
  • Pensei nisso, e ia dizer que não tinha encontrado mais nenhum sinal, mas reparo agora no «em fim».
    – Jacinto
    Mar 3, 2016 at 11:32
  • No exemplo que construíste, estás a tratar um hipermercado por tu?
    – Jacinto
    Mar 3, 2016 at 11:51
  • @Jacinto Não... Que te faz ter essa ideia? Estou simplesmente a dizer: se podemos dizer que um supermercado nos convém (é conviente), por que não havemos de poder que dizer alguém (porventura, a pessoa com quem estámos a falar) nos convém.
    – Artefacto
    Mar 3, 2016 at 12:02

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.