Eu consegui da nossa complicação destilar uma regra relativamente simples. Mas só garanto a sua validade em frases com verbo simples; não se aplica tempos compostos ou locuções verbais como tenho dito, vou dizer, quero dizer; e mesmo assim há de certeza muitas exceções. Foi o que eu consegui arranjar.
Nota prévia: a mesóclise é um mero substituto da ênclise no caso do futuro do presente (ver-te-ei) e do futuro do pretérito/condicional (ver-te-ia).
Regra simples: a ênclise e mesóclise usam-se apenas em frases “básicas”; em todos os outros casos é obrigatória a próclise. Frase “básica” é a que começa com sujeito ou verbo; se tiver alguma palavra antes, ela está separada do sujeito ou verbo por pausa, como em (c):
(a) Eu ligo-te amanhã; eu ligar-te-ei amanhã.
(b) Ligo-te amanhã.
(c) Amanhã, ligo-te.
Se houver antes do sujeito ou verbo uma palavrinha qualquer diretamente ligada a eles, então só se usa a próclise:
(d) Já te ligo; já te ligarei.
(e) Eu não te liguei.
(f) Amanhã te ligo.
Agora, em Portugal é só isto. No Brasil, este uso da ênclise e mesóclise é considerado correto e pode ser até preferido na linguagem formal. Mas na linguagem coloquial é comum a próclise mesmo nas frases básicas. Começar a frase com o pronome átono (Te ligo amanhã), só mesmo no registo coloquial.
Mais exemplos de frases “não básicas”:
(g) Nunca te liguei.
(h) Eu mesmo te ligo.
(i) Eu até te liguei! Estás tu a dizer que eu me esqueci do teu aniversário!
(j) Por me lembrar é que te liguei.
(k) Eu sempre me lembrei; tu é que te esqueces sempre.
(l) Eu só te liguei (não fui bater à tua porta).
(m) Só eu te liguei; mais ninguém.
(n) Se te liguei, foi por engano e já me esqueci.
(o) Queres que te ligue?
(p) Quando te liguei, não atendeste.
(q) Toma, para te lembrares de mim.
(r) Estou onde nos conhecemos.
(s) Que bicho te mordeu?
(t) A possibilidade de eles te ligarem é remota.
(u) Talvez te ligue.
(v) Caso te liguem, atende.
E pronto regra simples é esta. Agora, há exceções. Por exemplo, alguns sujeitos pedem a próclise mesmo em frase “básicas”:
(w) Ninguém/alguém me ligou.
(x) Todos me ligaram.
(y) Nada te acontecerá.
(z) Algo me diz que há mais exceções.