10

Vindo para o trabalho hoje passei por uma placa com os dizeres acima, que me parecem estar errados por não usarem 'de trás'.

Sendo uma placa oficial do Governo, gostaria de saber se está de fato errada.

pics or it didn't happened

Fonte

10
  • Não conhecia a palavra detrás...
    – Jorge B.
    Feb 19, 2016 at 12:07
  • @JorgeB. também desconheço, sem bem que desconheço bastante da parte escrita.
    – Chigurh
    Feb 19, 2016 at 12:24
  • 3
    @Centaurus não querendo também parecer rude, mas você discorda que o nosso site possa ser uma fonte de referencia?
    – Chigurh
    Feb 19, 2016 at 12:24
  • 1
    @Guilherme: É mesmo engano do Governo. O acordo ortográfico não mexeu no de trás e detrás . A resposta do Artefacto aplica-se igualmente às grafias anterior e posterior ao acordo.
    – Jacinto
    Feb 19, 2016 at 14:45
  • 1
    @Centaurus primeiro discordo de ser algo que moderador define, quem faz isto é a "comunidade" e a "necessidade". Segundo a questão se for para a discordância de ambos lados deve se seguir no META, esta pergunta eu já fiz lá pelo mesmo motivo, segue link Question without prior research, entenda como uma critica construtiva ;)
    – Chigurh
    Feb 19, 2016 at 15:44

1 Answer 1

10

Sim, de facto devia ser «banco de trás». Esse é até exatamente o exemplo do Aulete:

De trás
1 Que se situa atrás; traseiro: Foi sentar-se no banco de trás.

Portanto de trás é um adjunto adnominal, que funciona como o adjetivo traseiro.

Apesar de o Aulete não o mencionar (mas veja-se o Priberam), de trás também pode ser usado para iniciar um sintagma preposicional que funciona como adjunto ou argumento de um verbo. Como argumento, o verbo tem de admitir sintagmas começados por de, como sair ou vir:

Esse problema já vem de trás.
Ele saiu de trás das cortinas.
Compreendo isso de trás para a frente.

detrás é um advérbio, substituível por atrás. Vejam-se os exemplos do Aulete:

  1. Na parte posterior ou oposta à parte principal: A casa da prefeitura é aquela, a que está detrás abriga uma secretaria
  2. Depois, em seguida: Ele sempre vem detrás dos outros

Também se pode combinar com preposições e e formar as locuções prepositivas detrás de e por detrás de.

Há casos em que de trás e detrás são ambos possíveis, mas o significado difere. Repare-se:

O dono do café contrapõe, de trás/detrás do balcão, que «as empresas que existem em Évora são a universidade e a Siemens».

Com de trás estamos a indicar o lugar de onde o dono do café fez a contraposição, enquanto com detrás indicamos o lugar onde o dono do café a faz (semelhante a atrás do balcão).

4
  • Excelente resposta e apontamento do erro, também me pareceu um erro, mas a sua resposta foi o que me fez entender que realmente é e o porque. +1
    – Chigurh
    Feb 19, 2016 at 12:31
  • @GuilhermeNascimento A tua resposta eliminada tem um singificado de de trás que não cobri. Adicionei-o também.
    – Artefacto
    Feb 19, 2016 at 14:59
  • eu pensei em editar a sua resposta para fazer isto, mas não sei como é a cultura aqui, se o pessoal se sente ofendido ou algo, apesar de ser algo permitido nem todo mundo gosta infelizmente :/ - Todavia fico feliz pela sua edição.
    – Chigurh
    Feb 19, 2016 at 15:23
  • Muito bom, sua resposta tirou a pulga de trás da minha orelha.
    – carla
    Feb 20, 2016 at 3:25

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.