5

Vendo esta pergunta Qual a forma correta de utilizar o "à"? ("a" com crase) fiquei com a dúvida sobre o que é a crase.

11
  • Você tem uma pergunta mais específico? Já viu a pagina na Wikipedia? pt.wikipedia.org/wiki/Crase
    – Earthliŋ
    Jul 15, 2015 at 10:17
  • Mais especifica como assim? Só quero saber o que é um crase.
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 10:25
  • 3
    @Earthliŋ mas não tem aqui. A maioria das perguntas que vi até agora tem como resposta explicações de outros sites que eu já tinha visto. Isso não impede de ter uma boa base de informação aqui.
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 10:27
  • 1
    @Earthliŋ mas é que saber o que é um "crase" não é nada básico. Tenho a certeza que muita gente não sabe.
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 10:48
  • 1
    Eu imagino que as respostas com o tempo dirão se essa pergunta foi válida ou não, se vai valer a pena manter ou não, creio que possa ter muito a acrescentar e nos surpreender, é diferente de algo estático e sem direito a um debate como o Wikipidia, são propósitos distintos, o fato de já haver uma página lá não impede de uma pergunta aqui acrescentar e muito esse tópico.
    – danilo
    Apr 1, 2020 at 16:11

2 Answers 2

7

Crase é um fenómeno fonológico que torna a fala mais fluida e dinâmica; caracteriza-se pela fusão de duas vogais iguais, alterando a pronúncia.

Por exemplo bola azul pode ser pronunciada como bolazul removendo a pequena pausa que havia no meio.

Na escrita este fenómeno é um método de formação de palavras. Por exemplo, Fui a a escola (onde o primeiro a é uma preposição e o segundo um determinante) evoluiu para Fui à escola.

1
  • 2
    As fontes que consultei, Houaiss (Lisboa, 2003) e Wikipédia, não incluem em crase coisas como a pronúncia de bola azul como se fosse bolazul ; incluem apenas as fusões permanentes de vogais idênticas como dolor > door > dor ou a a > à;
    – Jacinto
    Dec 18, 2016 at 11:37
-1

Crase é fusão da preposição a com o artigo definido a.

Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.

1
  • Mas então e no caso de "a" + "o" = "ao"? É crase, ou não? Gostava que a tua resposta respondesse a isso.
    – ANeves
    Apr 1, 2020 at 12:22

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.