22

“Todas” as latas de refrigerante têm uma certa parte, no topo, que server para empurrar a aba, e abrir a lata. Como se chama essa parte?

enter image description here

3 Answers 3

18

Em Portugal o nome dado a essa parte da lata é anilha de lata.

7
  • 1
    Oh, ok; então não há uma palavra única para este objeto? Jul 15, 2015 at 10:10
  • Ha, e anilha de lata. A mencao a carica foi relativamente a resposta do JorgeB. Ja editei a resposta.
    – jpmnteiro
    Jul 15, 2015 at 10:12
  • Eu li a pergunta mas ficou-me na cabeça a carica de lata, foi simplesmente engano mental :P
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 10:13
  • Alguma referência a um dicionário que possua essa definição? Também concordo com anilha, mas de tudo o que encontrei, apenas mencionam a peça metálica usada para proteger peças de madeira.
    – E_net4
    Jul 15, 2015 at 10:13
  • 1
    Já vi isso chamado de "patilha" (exemplo), mas pode ser que tenha sido por confusão com "anilha"
    – waldyrious
    Jul 15, 2015 at 14:35
13

No Brasil essa parte da lata é comumente chamada de "anel" ou ainda "lacre" da lata ou latinha. Veja alguns exemplos de buscas no google que retornam resultados usando esse termo (creio eu que isso comprove seu uso cotidiano)

-1

O nome correto dado a peça que possui um orifício para abertura da lata de cerveja ou refrigerante é lacre.

1
  • 3
    Boas-vindas, Márcio. Obrigado pela contribuição, mas note que, primeiro, geralmente se esperam respostas bem fundamentadas (por exemplo com referências) e, segundo, que uma resposta mais antiga já citava "lacre" como uma possibilidade: caso em que o mais recomendável é votar positivamente (seta para cima à esquerda da postagem) a resposta já existente ao invés de postar nova resposta com mesmo conteúdo.
    – stafusa
    Jun 14 at 19:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.