13

Tenho visto que em Portugal usamos muito o "eu vou comer" ou "eu vou fazer", por exemplo:

Sexta-feira eu vou fazer um bolo.

Mas já reparei que nos outros países usa-se o futuro "comerei" ou "farei", por exemplo:

Sexta-feira eu farei um bolo.

São as duas formas corretas? Porquê?

• 1
    No Brasil não se usa o futuro sintético ("farei") a não ser em situações muito formais. Ou, é claro, jocosamente. – Luís Henrique Nov 20 '16 at 17:10
  • Por curiosidade, em que outros países você reparou que se usa o futuro sintético? – erickrf Dec 12 '16 at 18:16
  • @erickrf São Tomé e Príncipe – Jorge B. Dec 12 '16 at 19:02
  • 3
    @LuísHenrique: Você generalizou demais. Usa-se sim, e não de forma jocosa, porém predomina o uso da forma composta, principalmente no uso coloquial. – Luciano Aug 7 '17 at 14:16
8

Ambas são corretas. Na primeira forma é utilizado um verbo composto, formado pelos verbos ir e comer, no presente e no infinitivo, respetivamente; na segunda forma, é usado o verbo fazer no futuro. As duas frases são equivalentes, mas, para mim, a segunda parece dar a ideia de um futuro mais distante: Farei eventualmente um bolo.

• E o verbo composto é indicação de futuro? – Jorge B. Jul 15 '15 at 9:38
  • 4
    De um futuro próximo, sim. – someonewithpc Jul 15 '15 at 9:39
1

Ambas estão sintaticamente corretas.

Todavia em Português, como noutras línguas neo-latinas, temos uma riqueza combinatória considerável nos diversos tempos e formas verbais, ora vede. Assim sendo, use-as, encurtece os registos escrito e oral, e revela erudição.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.