14

Ambos estão corretos? Existe uma contexto para cada uso? Tem a ver com regionalismo ou informalidade?

Há alguma fonte confiável que indique isto?

13

As duas formas estão corretas.

"Louro" é a forma mais antiga, enquanto "loiro" foi registrado pela primeira vez em 1836.
Por volta dessa época e anterior, era comum várias palavras terem "ou" onde hoje se fala "oi", como "cousa", "doudo", etc. Com o passar do tempo foi ficando mais comum usar a forma com "oi", porém algumas palavras permaneceram ambas as formas, como no caso de "louro" e "loiro".

O quão comum cada uma é utilizada depende da região. Então no fim acaba sendo nada mais do que duas formas diferentes para a mesma palavra.

Fonte (achei válida, não sei se considera confiável).

|improve this answer|||||
  • 2
    Já li uma vez um texto do início do século 20 (acho que era de 1903) e ao longo do texto, em várias ocasiões aparecia a palavra "dous" ao invés de "dois". – Victor Stafusa Jul 15 '15 at 2:34
  • 1
    A resposta está certa, embora a fonte definitivamente não seja confiável ;) – bfavaretto Jul 15 '15 at 2:35
  • @bfavaretto Também achei que não era a mais adequada, mas foi a que eu achei, e a mais completa. – Yuuza Jul 15 '15 at 2:37
  • @BrunoLopes podes retirar a primeira frase. Em Portugal é igual, louro/loiro, ouro/oiro, louça/loiça todas são corretas, embora umas se usem mais que as outras. – Jorge B. Jul 15 '15 at 10:02
  • 1
    @Jorge Removi. Eu tinha colocado porque pode acontecer de eu afirmar alguma coisa que não é verdade em outro dialeto, então para evitar isso eu especifiquei que me refiro ao português brasileiro, mas obrigado pelo feedback. – Yuuza Jul 15 '15 at 10:06
7

Ambas as formas estão corretas; há de facto um grande grupo de palavras que possuem o ditongo ou, podendo este ser substituído por oi. Exemplos são palavras como touro/toiro, ouro/oiro, dourado/doirado, etc. Esta segunda forma para estas palavras é relativamente mais recente que a forma com ou; talvez a língua esteja a evoluir para que todas as palavras que se escrevem atualmente com ou passem a ser escritas com oi - isto já aconteceu com algumas palavras, como dois. Parece-me mais comum ouvir a primeira forma, mas ambas estão corretas.

|improve this answer|||||

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.