7

Comumente utilizamos a palavra garagem, entretanto alguns lugares afirmam que é correto usar a palavra garage também, mas afinal é correto ou não?

0

3 Answers 3

7

A palavra pode trazer alguma ambiguidade:

• Efetivamente, garage pode constar no dicionário, mas principalmente como um estrangeirismo francês, e pronuncia-se até de maneira diferente (gàràge).

• Sem ser pelo estrangeirismo, a pronúncia de garage pode surgir através de uma evolução fonética da palavra por via popular, dentro de algum dialecto. Em Portugal, pronunciar garage ou vezinha é considerado relativamente comum em algumas aldeias e regiões.

Com isto, embora não incorreto, a palavra garagem é favorecida face a garage.

7

O meu dicionário (Aurélio) tem uma entrada para a ortografia garage:

garage
Substantivo feminino

1. V. garagem

Então a palavra garage parece de ser um sinónimo de garagem. Porém, veremos os usos mais comuns da mesma:

O CRPC (Corpus de Referência do Português Contemporâneo) apresenta:

• garage 128 resultados
  • garagem 1008 resultados

No entanto, na verdade, os resultados de garage são principalmente:

• parte de um nome (por exemplo, "Paradise Garage");
  • uma palavra inglesa (por exemplo, "Underground garage");
  • ou se referem ao gênero musical de garage (house/rock, por exemplo "ritmos garage").

Por isso os resultados reais são:

• garage <10 resultados
  • garagem 1008 resultados

E dos 10 resultados restantes alguns podem ter erros de ortografia. Quantitativamente, a ortografia garage é provavelmente considerada incorreta (quando usada no sentido de garagem), e correta quando se refere ao gênero musical de garage (house/rock).

1
  • (The question was written in Portuguese, so I tried to translate my English post. Please help me by correcting my Portuguese. Thank you!)
    – Earthliŋ
    Jul 15, 2015 at 2:24
2

Sim, é correto, aparece em mais de um dicionário como sinônimo de Garagem.

2
  • Não percebo porque votaram negativamente esta resposta. Se tivessem comentado, ela poderia ser melhorada; mas não o fizeram.
    – ANeves
    Jul 15, 2015 at 11:28
  • @ANeves Esta reposta sugere que posso usar qualquer forma. Mas realmente, a forma "garage" não é usada como sinônimo (como tentei mostrar na minha reposta). Então parece que esta reposta não é tal informativo.
    – Earthliŋ
    Jul 15, 2015 at 14:00

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.