Comumente utilizamos a palavra garagem, entretanto alguns lugares afirmam que é correto usar a palavra garage também, mas afinal é correto ou não?
3 Answers
A palavra pode trazer alguma ambiguidade:
Efetivamente, garage pode constar no dicionário, mas principalmente como um estrangeirismo francês, e pronuncia-se até de maneira diferente (
gàràge
).Sem ser pelo estrangeirismo, a pronúncia de garage pode surgir através de uma evolução fonética da palavra por via popular, dentro de algum dialecto. Em Portugal, pronunciar garage ou vezinha é considerado relativamente comum em algumas aldeias e regiões.
Com isto, embora não incorreto, a palavra garagem é favorecida face a garage.
O meu dicionário (Aurélio) tem uma entrada para a ortografia garage:
garage
Substantivo feminino
- V. garagem
Então a palavra garage parece de ser um sinónimo de garagem. Porém, veremos os usos mais comuns da mesma:
O CRPC (Corpus de Referência do Português Contemporâneo) apresenta:
- garage 128 resultados
- garagem 1008 resultados
No entanto, na verdade, os resultados de garage são principalmente:
- parte de um nome (por exemplo, "Paradise Garage");
- uma palavra inglesa (por exemplo, "Underground garage");
- ou se referem ao gênero musical de garage (house/rock, por exemplo "ritmos garage").
Por isso os resultados reais são:
- garage <10 resultados
- garagem 1008 resultados
E dos 10 resultados restantes alguns podem ter erros de ortografia. Quantitativamente, a ortografia garage é provavelmente considerada incorreta (quando usada no sentido de garagem), e correta quando se refere ao gênero musical de garage (house/rock).
-
(The question was written in Portuguese, so I tried to translate my English post. Please help me by correcting my Portuguese. Thank you!)– EarthliŋJul 15, 2015 at 2:24
Sim, é correto, aparece em mais de um dicionário como sinônimo de Garagem.
-
Não percebo porque votaram negativamente esta resposta. Se tivessem comentado, ela poderia ser melhorada; mas não o fizeram.– ANevesJul 15, 2015 at 11:28
-
@ANeves Esta reposta sugere que posso usar qualquer forma. Mas realmente, a forma "garage" não é usada como sinônimo (como tentei mostrar na minha reposta). Então parece que esta reposta não é tal informativo.– EarthliŋJul 15, 2015 at 14:00