Qual é a forma correta para escrever (por extenso) 14? Catorze ou Quatorze?
-
Eu sempre escrive catorze, porque parece mais normal.– someonewithpcJul 14, 2015 at 18:55
-
Eu sempre escrevi "quatorze". Por que parece mais normal... É relativo a região que vivemos.– RodrigoBorthJul 14, 2015 at 18:57
-
@WallaceMaxters Sim...– someonewithpcJul 14, 2015 at 19:00
-
1@RodrigoBorth Quatorze também faz sentido, já que a seguir vem quinze.– someonewithpcJul 14, 2015 at 19:01
-
Acho muito mais bonito quatorze. Dá um ar sofisticado e afrancesado ao português, tanto na versão brasileira quanto no português europeu.– tucasilvapontes11584Nov 9, 2016 at 17:28
1 Answer
Tanto Catorze
quanto Quatorze
existem na lingua portuguesa e estão corretas.
Podemos usar as palavras quatorze ou catorze sempre que quisermos referir o numeral cardinal 14
Quatorze tem sua origem na palavra em latim
quattuordecim
, mantendo sua escrita com qu.Catorze também tem sua origem na palavra em latim
quattuordecim
, mas sofreu alteração de qu para c, ou seja, sofreu uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba.
Exemplos
- Quatorze casais participarão no encontro.
- Catorze casais participarão no encontro.
- Depois do número quatorze vem o número quinze.
- Depois do número catorze vem o número quinze.
NOTA: Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.
Nos documentos oficiais da União Europeia consta:
catorze com «c» (e não quatorze, como no Brasil);
Ref: http://publications.europa.eu/code/pt/pt-4100900pt.htm
Obrigado: @AméricoTavares
-
Nos documentos oficiais da UE só se usa catorze, segundo a página publications.europa.eu/code/pt/pt-4100900pt.htm Jul 18, 2015 at 2:07
-
Para verbos com múltiplas formas há o termo "verbos abundantes" (ex trazido/trago), há uma terminologia comum para palavras com múltiplas grafias, ou para cada classe gramatical há um termo diferente? "Formas gráficas variantes" podem ser aplicadas a verbos?– LucianoAug 18, 2017 at 20:48
-
"e não quatorze, como no Brasil" Ei, do lado de cá usa-se muito o "catorze". Eu mesmo sempre escrevi assim. Jan 15, 2021 at 14:55