14

Qual é a forma correta para escrever (por extenso) 14? Catorze ou Quatorze?

5
  • Eu sempre escrive catorze, porque parece mais normal. Jul 14, 2015 at 18:55
  • Eu sempre escrevi "quatorze". Por que parece mais normal... É relativo a região que vivemos. Jul 14, 2015 at 18:57
  • @WallaceMaxters Sim... Jul 14, 2015 at 19:00
  • 1
    @RodrigoBorth Quatorze também faz sentido, já que a seguir vem quinze. Jul 14, 2015 at 19:01
  • Acho muito mais bonito quatorze. Dá um ar sofisticado e afrancesado ao português, tanto na versão brasileira quanto no português europeu. Nov 9, 2016 at 17:28

1 Answer 1

12

Tanto Catorze quanto Quatorze existem na lingua portuguesa e estão corretas.

Podemos usar as palavras quatorze ou catorze sempre que quisermos referir o numeral cardinal 14

Quatorze tem sua origem na palavra em latim quattuordecim, mantendo sua escrita com qu.

Catorze também tem sua origem na palavra em latim quattuordecim, mas sofreu alteração de qu para c, ou seja, sofreu uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba.

Exemplos

• Quatorze casais participarão no encontro.
  • Catorze casais participarão no encontro.
  • Depois do número quatorze vem o número quinze.
  • Depois do número catorze vem o número quinze.

NOTA: Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Nos documentos oficiais da União Europeia consta:

catorze com «c» (e não quatorze, como no Brasil);
Ref: http://publications.europa.eu/code/pt/pt-4100900pt.htm

Obrigado: @AméricoTavares

3
  • Nos documentos oficiais da UE só se usa catorze, segundo a página publications.europa.eu/code/pt/pt-4100900pt.htm Jul 18, 2015 at 2:07
  • Para verbos com múltiplas formas há o termo "verbos abundantes" (ex trazido/trago), há uma terminologia comum para palavras com múltiplas grafias, ou para cada classe gramatical há um termo diferente? "Formas gráficas variantes" podem ser aplicadas a verbos?
    – Luciano
    Aug 18, 2017 at 20:48
  • "e não quatorze, como no Brasil" Ei, do lado de cá usa-se muito o "catorze". Eu mesmo sempre escrevi assim.
    – Centaurus
    Jan 15, 2021 at 14:55

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.