8

Nunca compreendi a acentuação gráfica de período. Parece-me que periúdo estaria mais próximo da maneira como toda a gente pronuncia a palavra, à semelhança de miúdo ou viúvo, enquanto período sugere uma pronúncia próxima de varíola

Até ao princípio do século XX a palavra escrevia-se sem acento: periodo. Com o esquema de acentuação gráfica introduzido nas reformas de 1911 em Portugal e 1943 no Brasil (responsáveis pela maioria dos acentos que temos hoje) poder-se-ia argumentar que periodo, sem acento, só seria apropriado se a palavra rimasse com iodo. Será que o acento foi um subterfúgio para evitar este problema? Ou será que a palavra se pronunciava de maneira diferente nessa altura? Qual a razão da grafia atual?

• Nunca tenho bem a certeza, mas acho que "cá no nuorte" dizemos mais "prí.u.do". – ANeves Jan 20 '16 at 11:58
  • Não dirão antes pri.ú.do, rimando com miúdo? Cá em baixo o e na primeira sílaba também vai à vida. – Jacinto Jan 20 '16 at 12:04
  • No Brasil é pronunciado pe.ríu.do. – André Lyra Jan 20 '16 at 15:20
  • Não, @Jacinto, não rima. – ANeves Jan 20 '16 at 19:25
  • 1
    @ANeves Inclui links à pronunciação de várias palavras. Vê lá se tu pronuncias período e míudo como eles. – Jacinto Jan 20 '16 at 21:19
3

Parece-me que é simplesmente uma daquelas palavras que (em Lisboa) muita gente pronucia como paroxítonas, apesar de tradicionalmente o não serem, tal como Úrano e clítoris (em Portugal). Simplesmente parece que essa pronúncia não está ainda generalizada ao ponto de ser dicionarizada.

O fenómeno parece estender-se a pelo menos uma outra palavra terminada em íodo: díodo, que creio (já lá vão alguns anos ) ser pronunciado /di.'o.du/ pelos meus professores da faculdade. Palavras terminadas em íolo como vitríolo e folíolo não parecem sofrer o mesmo efeito.

1

De acordo com acordo ortográfico a palavra "período" é escrita com acento no i, visto que ao pronunciá-la, o locutor carrega no i.

A pronúncia do 'u' é notavelmente mais grave que a do 'o', por isso, usar a palavra "periúdo" notaria-se a diferença em relação a "período" principalmente no 'iu'

Outro ponto de vista, seria que o facto de o 'i' levar acento significa que essa vogal 'í' é pronunciada de forma mais prolongada, assim como 'ú'. Ou seja, ao pronunciar a palavra "periúdo" ouviria-se mais acentuadamente o 'u' que o resto das letras

• 1
    Experimentaste a ouvir as pessoas a pronunciar período, miúdo, varíola nos links na minha pergunta? Ao meu ouvido, da maneira como elas pronunciam (que é como eu pronuncio e estou habituado a ouvir), período rima com miúdo. Ou seja o io de período parece-me ser pronunciado como o iu de miúdo e não como o io de varíola. Estou curioso em saber se sou só eu, ou se as outras pessoas também ouvem assim. – Jacinto Jan 26 '16 at 18:44
  • 1
    Eu noto certa diferença, até porque o ú de 'miúdo' tem mais prolongação do que o 'o' de 'período' – Inês Barata Feio Borges Jan 26 '16 at 20:28
  • 1
    E achas que nesses links io de período é pronunicado mais proximamente do iu de miúdo ou do io de varíola? (As três palavras são pronunciadas nos links.) – Jacinto Jan 26 '16 at 20:34
  • Acho que a pronúncia aproxima-se mais de «varíola». Espero que não esteja errado. – tucasilvapontes11584 Apr 5 '17 at 12:31

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.