6

Às vezes preciso enviar um e-mail formal (como um destinado à alguma empresa para fins profissionais), mas para não começar a falar direto, coloco "bom dia/tarde/noite". Porém isso não é o melhor a se dizer, pois o destinatário pode muito bem estar lendo em outro período do dia, como quando o e-mail fala "bom dia" mas o destinatário lê de noite, e automaticamente faz com que o mesmo cheque a hora de envio, que às vezes pode não ser do agrado do remetente.

Há algum substituto formal para essa saudação?

3 Answers 3

7

Para e-mails formais, eu não aconselharia usar saudações do tipo "bom dia/tarde/noite". Existem tantas outras introduções realmente formais como "Prezado Sr/Sra...", "Sr/Sra...", "Dr....", "Meritíssimo", "Caro Sr/Sra..."

Finalizando a correspondência, também formal, usa-se "atenciosamente", "cordialmente", "respeitosamente", etc.

6
  • E no caso de e-mails profissionais à empresas?
    – Yuuza
    Commented Jan 11, 2016 at 22:06
  • @BrunoLopes Para empresas, no Brasil, usamos apenas "Sr Gomes", "Sra Emília Flores" , e quando não sabemos o nome, "Senhores" ou "Prezado Senhor".
    – Centaurus
    Commented Jan 11, 2016 at 22:14
  • Ah, não sei. Eu estou procurando um cumprimento tão geral quanto bom dia/tarde/noite. Dizer "Prezado", "Sr/Sra", é um pouco incerto porque praticamente nunca sei o nome do responsável ou se é homem ou mulher. Além de que se referir diretamente ao responsável é meio oficial demais, como quando a intenção é fazer uma proposta ou acordo com uma empresa.
    – Yuuza
    Commented Jan 11, 2016 at 22:19
  • @BrunoLopes No seu caso eu endereçaria "Sr. Gerente Comercial", "Sr Gerente de Contas", "Ao Diretor Comercial". É o que se usa. Você nunca recebeu uma carta endereçada "Ao morador do apt. 201" ou simplesmente "Ao morador"?
    – Centaurus
    Commented Jan 11, 2016 at 22:25
  • Também se aplica quando, por exemplo, o e-mail é para se candidatar a uma vaga?
    – Yuuza
    Commented Jan 11, 2016 at 22:28
2

Não vejo problemas em dar bom dia, boa tarde ou boa noite, afinal de contas você está desejando isso à pessoa, e não é a leitura que vai fazê-la ter o dia, tarde ou noite boa, e sim o seu desejo (isso analisando do ponto de vista do desejo).

Outro ponto é que a saudação referente ao turno reforça o momento em que o e-mail foi enviado, criando uma "pressão" para que seja respondido.

Bom, em relação a substitutos eu começaria com um "Prezado ...", ou "Caro ...". Pode usar também apenas um "Olá ..." ou ainda um "Oi ...".

1
  • 1
    Eu concordo com isso. Commented Jan 12, 2016 at 1:49
1

Achei umas dicas aqui: http://licoespraticas.blogspot.com/2011/11/carta-formal-e-familiar-formulas-de.html

Neste caso, acho que poderia ser um destes: "Atenciosamente" ou "Muito atentamente"

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.