5

A palavra latina plattus, que significa plano, deu origem ao português chato, que tem vários significados:

1. que é plano, tem pouca profundidade: barco de fundo chato, pé chato.
  2. que aborrece, chateia: filme chato, aquele tipo é um chato.
  3. e por fim, um bichinho muito amoroso, o piolho-da-púbis.

Ora, pelas imagens que vi o piolho-da-púbis parece-me ser chato no sentido (1), relativamente achatado, e imagino que o seja também no sentido (2), que chateie à brava.

Portanto o que eu pergunto é: quando é que surgiram os vários significados?

Imagino que o (1), que é o original da palavra latina, seja o primeiro. Mas (a) depois surgiu primeiro o (2), e mais tarde ter-se-á chamado chato ao piolho por ele chatear? Ou (b) chamou-se primeiro chato ao piolho, possivelmente por causa da sua forma, e mais tarde chamou-se chato às pessoas maçadoras por elas maçarem como os piolhos-da-púbis?

Atualização. Encontrei mais alguma informação que poderá ser útil a quem queira pegar nesta questão. Vem no dicionário Houaiss sem mais pormenores que segundo Antenor Nascentes no Dicionário etimológico da língua portuguesa é a hipótese (a) que está correta. Por outro lado, não sei se será muito relevante mas partilho na mesma, o bichinho em espanhol chama-se ladilla, que não tem nada que ver com plano, mas na Argentina, Uruguai, Venezuela, México e Cuba também significa uma coisa ou pessoa aborrecida; e na Venezuela ladillar significa chatear.

6
  • 1
    Se "chato" teve a sua denominação originada em um laboratório eu diria que é devido ao formato. Mas acredito que tenha sido a outra possibilidade: a origem popular. pois esse ectoparasita é muito incomodativo, provoca prurido intenso e a necessidade de coçar muito principalmente à noite. Bem, até aí eu não respondi nada. Por isso postei como comentário.
    – Centaurus
    Jan 10, 2016 at 15:34
  • @Centaurus também não me parece que o nome "chato" fosse dado em laboratório. O bicho já deve ser conhecido desde tempos imemoriais, antes de existirem laboratórios.
    – Jacinto
    Jan 10, 2016 at 16:03
  • @Centaurus Mas mesmo sendo de origem popular, a questão mantém-se: o pessoal chamou primeiro chato ao piolho e depois às pessoas, ou foi o contrário
    – Jacinto
    Jan 10, 2016 at 19:30
  • Jacinto, "at a guess": primeiro veio o adjetivo/substantivo "chato" para designar aqueles que enchem a nossa paciência. Como o piolho também incomoda bastante ao infeliz que o abriga, transferimos o substantivo para o quase microscópico inquilino.
    – Centaurus
    Jan 10, 2016 at 20:39
  • @Centaurus É possível. É preciso averiguar.
    – Jacinto
    Jan 10, 2016 at 20:56

1 Answer 1

4

A gíria chato vem da alusão ao piolho chato que ataca principalmente os pelos pubianos, causando irritação.

[..] o uso do termo ‘chato,’ atribuído ao piolho, passou a também significar os humanos de comportamento igualmente irritante.
< LIMA, RAYMUNDO DE: Sobre chatices e chatos (II) (Da etimologia e uso da palavra; o ‘habitat’ e a servidão voluntária dos chatos). Revista Espaço Acadêmio, n. 49, junho/2005. >

Em Tratado Geral dos Chatos (1993, Guilherme Figueiredo (apud Mario Americo de Moura Filho) diz:

Já quanto a etimologia e uso da palavra, não coube ao Guilherme a invenção, até porque não se trata de uma invenção, mas de um vocábulo que designa a irritação que os pediculídeos costumam provocar nos seres humanos.

Os etimólogos dizem que a palavra chato provém do nome vulgar dado a um inseto anopluro da família dos pediculídeos (phtirius pubis ou pediculus pubis), um piolho cosmopolita que adora viver nos pelos pubianos e, eventualmente, nas sobrancelhas e axilas. E se mais pelos houvera, como diria Camões, lá estaria...

Essa chatice passou a nomear os humanos, cujo comportamento tem a singular peculiaridade de igualmente irritar os outros humanos.

1
  • 1
    Obrigado pela contribuição +1. É pena que os artigos dizem «segundo os etimólogos», mas não indicam o nome de nenhum etimólogo. Já o dicionário Houaiss indica o nome de Antenor Nascentes, que é de opinião contrária, que o piolho se chama chato porque importuna.
    – Jacinto
    May 19, 2016 at 20:06

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.