Muitas vezes usei vocês numa frase em vez de vós, que eu considero mais correto, realmente. Usei o primeiro porque muitas vezes é mais fácil conjugar o verbo, porque aparece na terceira pessoa do plural (tipo que acaba em -em), em vez de conjugar o verbo na segunda pessoa do plural com vós, que nem sempre é fácil de fazer.
Tirando um exemplo ao acaso: Vocês fazem isso? em vez de Vós fazeis isso?
Neste caso o verbo fazer não é difícil de conjugar (porque essa conjugação aparece muito recorrentemente) na segunda pessoa do plural, mas existem casos, por exemplo:
Porquê vocês se riem? em vez de Porquê vos rides?
Dos quais poderia ter dúvidas sobre a correção da conjugação do verbo que estou usando (ou a usar?): não neste caso porque controlei. Já agora, acho que deveria usar mais logicamente estou usando em vez de que estou a usar.
As minhas perguntas são as seguintes:
O meu uso de vocês está correto, ou seja posso usá-lo em vez de vós? Se não, porquê? Ou existe algum diferença semântica entre vocês e vós?
Se sim, vocês é usado só em Portugal ou por exemplo também se usa no Brasil?
Só eu tenho esta dificuldade em conjugar alguns verbos, sobretudo aqueles que acabam em -ir, na segunda pessoa do plural?
Mesmo que vocês esteja correto, deveríamos usar vós? Na minha opinião sim, porque efetivamente vós existe por um motivo.
Eu vivi 13 anos em Portugal mas entretanto mudei para outro país onde aprendi outra língua, que considero a minha outra língua mãe, mesmo não sabendo falá-las sempre perfeitamente, como neste caso.
Sugestões para aprender a conjugar sempre bem os verbos são bem aceites.