Ex-libris é uma expressão latina que significa segundo a Infopédia de entre os livros. Consultando o Merriam-Webster e o Oxford dictionaries (o significado duma expressão latina deve ser o mesmo em qualquer língua) fica-se com um ideia mais clara: (proveniente) dos livros (de alguém). E de acordo com qualquer dicionário ou a Wikipédia, um ex-libris é uma inscrição ou vinheta no princípio de um livro para indicar a sua procedência. É também este o significado da expressão em espanhol, francês, italiano e inglês. Eu não fazia a mínima ideia! Mas se tivesse pensado um bocadinho no que é que libris poderia querer dizer...
Para mim um ex-libris correspondia só a algo que parece não ser usado no Brasil e que o Priberam laconicamente descreve como:
2 Aquilo que representa algo ou alguém (ex.: a Torre Eiffel é o ex-líbris de Paris).
A Infopédia é ainda mais lacónica: diz apenas que é um «símbolo». Na minha eperiência, ex-libris não é um símbolo qualquer: designa sempre algo que é do mais espetacular ou famoso que um lugar tem. Este significado de ex-libris, símbolo, não é partilhado pelo inglês, francês, italiano ou espanhol. E parece que nem sequer pelo português brasileiro: não vem nos dicionários brasileiros, e os raríssimos usos da expressão com este significado que encontro em sites brasileiros são "não espontâneos", como este.
Então como e quando é que surgiu este segundo significado de ex-libris?