6

Ex-libris é uma expressão latina que significa segundo a Infopédia de entre os livros. Consultando o Merriam-Webster e o Oxford dictionaries (o significado duma expressão latina deve ser o mesmo em qualquer língua) fica-se com um ideia mais clara: (proveniente) dos livros (de alguém). E de acordo com qualquer dicionário ou a Wikipédia, um ex-libris é uma inscrição ou vinheta no princípio de um livro para indicar a sua procedência. É também este o significado da expressão em espanhol, francês, italiano e inglês. Eu não fazia a mínima ideia! Mas se tivesse pensado um bocadinho no que é que libris poderia querer dizer...

Para mim um ex-libris correspondia só a algo que parece não ser usado no Brasil e que o Priberam laconicamente descreve como:

2 Aquilo que representa algo ou alguém (ex.: a Torre Eiffel é o ex-líbris de Paris).

A Infopédia é ainda mais lacónica: diz apenas que é um «símbolo». Na minha eperiência, ex-libris não é um símbolo qualquer: designa sempre algo que é do mais espetacular ou famoso que um lugar tem. Este significado de ex-libris, símbolo, não é partilhado pelo inglês, francês, italiano ou espanhol. E parece que nem sequer pelo português brasileiro: não vem nos dicionários brasileiros, e os raríssimos usos da expressão com este significado que encontro em sites brasileiros são "não espontâneos", como este.

Então como e quando é que surgiu este segundo significado de ex-libris?

6
  • O Aurélio tem: ex-líbris [Do lat. ex libris, 'dos livros de'.] 1. Fórmula que se inscreve nos livros, acompanhada do nome, das iniciais ou de outro sinal pessoal, para marcar possessão. 2. Restr. Pequena estampa, ger. alegórica, que contém ou não divisa, e vem sempre acompanhada do próprio termo ex libris e do nome do possuidor, a qual se cola na contracapa ou em folha preliminar do livro.
    – Earthliŋ
    Jan 6, 2016 at 15:12
  • @Earthliŋ A definição do Aurélio corresponde ao que eu descrevo no 1º parágrafo. O outro significado (2 do Priberam, transcrito na pergunta) parece não existir no Brasil, mas é muito comum em Portugal.
    – Jacinto
    Jan 6, 2016 at 18:13
  • Eu só coloquei para informação/comprovação que esse outro significado parece não existir no Brasil. Muito curioso...
    – Earthliŋ
    Jan 6, 2016 at 18:21
  • 1
    @Earthliŋ É curioso, mas não completamente misterioso. Ex-libris como indentificador da proveniência de um livro é um termo recente em qualquer língua, finais do século XIX, creio. No outro sentido deve ter sido um desenvolvimento ainda mais recente que só aconteceu em Portugal. estou a editar a pergunta.
    – Jacinto
    Jan 6, 2016 at 18:29
  • Realmente nunca ouvi esse significado mais genérico aqui no Brasil. Mas faz sentido esse uso, parece um deslizamento do significado original, uma metáfora.
    – bfavaretto
    Jan 6, 2016 at 19:34

1 Answer 1

2

Esta resposta do Ciberdúvidas explica-o.

Do significado original («nota escrita ou desenhada, aposta no frontispício ou na guarda de um livro, que indica o autor, a livraria ou a pessoa a quem o livro pertence», com artigo na Wikipedia).

Passar daí para coisa que melhor identifica outra coisa é um uso figurado fácil de compreender. Aliás, o mesmo acontece, até com um significado muito semelhante, com cartão de visita.

Um exemplo de um uso não literal de ex libris pode ser encontrado nesta passagem de 1917:

Canteiros de flores ingénuas (o bem-me-quer serve ao poeta de ex-libris).

Algures entretanto a palavra passou a aplicar-se mais (mas não necessariamente) com locais. A distribuição de lemas com mais de uma ocorrência no CETEMPúblico para ("ex-libris" | "ex libris") [lema="de.*"] @[] é: cidade (8), vila (4), capital (4), Lisboa (4), concelho (3), recebedor (2), Marinha-Grande (2), colecção (2), arquitectura (2), Tejo (2), tradição (2), terra (2), edifício (2), parque (2), noite (2).

2
  • 1880 é o que diz o Merriam-Webster. As ocorrências anteriores no Ngram devem referir-se a outra coisa que não o identificador da procedência dum livro.
    – Jacinto
    Jan 6, 2016 at 22:24
  • @Jacinto Tens razão.
    – Artefacto
    Jan 6, 2016 at 22:37

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.