3

Quando um verbo é classificado como verbo transitivo direto ou indireto? E quando ele é classificado como direto e indireto?

1 Answer 1

2

Um verbo transitivo precisa sempre de complementos, na mesma oração, a não ser que implícitos pelo resto da frase; se for transitivo direto precisa de um complemento direto, se for transitivo indireto, precisa de um complemento direto (ou oblíquo).

Um exemplo de um verbo transitivo indireto é telefonar: Vou telefonar à minha mãe. Sem a última parte - à minha mãe - que desempenha a função de complemento indireto, a frase estaria incorreta, se estivesse isolada.

3
  • "João, espera aqui, vou telefonar" é incorreto? Enquadra-se?
    – Jorge B.
    Jul 20, 2015 at 11:02
  • Não entendi....
    – Jorge B.
    Jul 20, 2015 at 11:35
  • 1
    Esta frase está incorreta, pois telefonar é um verbo transitivo e requer a preposição a; se no contexto, fosse claro a quem o verbo telefonar se referia, por exemplo, se fosse precedida pela frase A minha mãe está no hospital, a frase estaria correta. Jul 20, 2015 at 11:44

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.