5

Não é uma palavra muito comum, mas uma vez ou outra me deparo com alguém dizendo que algo é "rox", ou seja "da hora", "louco", "muito bom".
Me lembro que essa palavra era um pouco mais comum por volta de 2005, lá pelo começo da época do Orkut.

Essa apresentação é muito rox!

Achei esse jogo rox.

Teria alguma relação com "rocks" do inglês, que significa "arrasa", "arrebenta"?

2
  • 1
    Rox é bom, certo? Nunca ouvi isso cá por Portugal.
    – Jacinto
    Dec 31, 2015 at 8:09
  • @Jacinto Sim, esqueci de colocar o significado, vou adicionar. Obrigado.
    – Yuuza
    Dec 31, 2015 at 8:44

1 Answer 1

5

Gíria pouco conhecida e usada praticamente só por jovens e que, na minha opinião, ficaria ridícula se usada por um adulto para dirigir-se a outro adulto. Isso porque a chance de alguém com mais de trinta anos conhecer o significado é mínima.

Definição de "rox"

Gíria utilizada para dizer que uma coisa é muito legal, e que agrada muito a alguém. Tem origem na expressão inglesa "rocks", que tem o mesmo significado. É uma palavra absolutamente informal e utilizada por jovens.

• "Esse jogo rox"
  • "Meu time rox"
  • "Nossa, isso é muito rox!"
2
  • Um detalhe é que em inglês é um verbo, e no português transformaram em um adjetivo.
    – Yuuza
    Dec 31, 2015 at 18:24
  • 2
    @BrunoLopes Em inglês "rock" é uma verbo, um substantivo, e até um adjetivo. Pode significar entre outras coisas, um pedra preciosa, um diamante, cocaína, crack, e como adjetivo: "pertaining to or characteristic of musical rock."
    – Centaurus
    Dec 31, 2015 at 18:35

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.