8

Diz-se “pagar o mico” quando se refere a passar por uma situação constrangedora, cometer gafe. "Pagar" também pode significar “agir como".

Então, pelo que posso presumir, uma pessoa pagar mico seria como se ela agisse como um mico, e assim quem vê pode achar “engraçado” e quem passa por isso se constrange com a situação? Seria isso? A origem seria apenas conceitual ou houve um acontecimento histórico que deu origem a essa expressão?

1 Answer 1

9

Pagar mico tem origem no jogo de cartas infantil conhecido por mico ou mico-preto. (Mico é também a designação de várias espécies de macacos.) Veja-se no Aulete digital:

mico2 (mi.co)
1. Lud. O mesmo que mico-preto2.
2. Bras. Gír. Situação que envergonha; VEXAME
[F.: Red[ução] de mico-preto2, ligada à ideia da situação embaraçosa de quem fica com a carta do mico-preto no jogo.]

No jogo do mico os jogadores formam pares de cartas. Há uma carta que não tem par, a carta do mico. O jogo para quando a um jogador restar apenas a carta do mico. Este jogador é excluído, e dos restantes ganha aquele que tiver feito mais pares. Ficar com o mico é portanto embaraçoso. Este jogo pode ser jogado com um ou dois baralhos de cartas normais, tal como descrito neste site. Nesse caso retira-se uma carta no início do jogo, ficando portanto no baralho uma carta sem par. Há também baralhos especiais para este jogo que incluem uma carta com a figura de um mico preto (ver mico-preto no Aulete).

3
  • 1
    Ah, não fazia ideia que vinha de um jogo, ótima resposta, 1+! Sobre o "agir como", é que aqui pelo Brasil "pagar de" também pode significar o mesmo que "dar uma de", "agir como", como em "pagar de playboy", "pagar de rico", etc. Por isso supus que talvez fosse algo relacionado com isso.
    – Yuuza
    Dec 31, 2015 at 18:20
  • @BrunoLopes Eu baseei-me inteiramente no Aulete. Achei a entrada deles muito convincente. Não conhecia esse significado de pagar de. Não vem ainda nos dicionários online. Deve ser recente, não?
    – Jacinto
    Dec 31, 2015 at 18:34
  • Acho que sim, não sei exatamente quando começou a ser usado, mas é mais ou menos recente. É uma gíria, nada muito oficial.
    – Yuuza
    Dec 31, 2015 at 19:00

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.