4

Contexto

Durante um julgamento, o advogado de defesa dirige-se ao juiz. "O meu cliente é inocente. Não há nada que o incrimine, nenhuma prova, e a única testemunha apresentada pela promotoria é uma prostituta." Seria uma figura de linguagem ou um artifício de retórica? Que figura ou que artifício?

7
  • Podes indicar a fonte? Provavelmente não é artifício de retórica. Creio que a maioria dos juízes desvalorizariam o testemunho duma prostituta.
    – Jacinto
    Dec 23 '15 at 21:53
  • Não há uma fonte. Eu inventei um contexto. Posso inventar outro "Ora, eu não vou admitir que uma menina de 10 anos, que não sabe nada da vida, venha me dizer o que é certo ou errado" (dito por um homem de 50 anos que foi advertido por uma menina ao tentar furar a fila. ("jump the queue")
    – Centaurus
    Dec 23 '15 at 22:30
  • ad hominem?
    – Artefacto
    Dec 24 '15 at 3:11
  • @Artefacto Ataque ao homem? Sim, parece ser. Qual das sub-classes seria?
    – Centaurus
    Dec 24 '15 at 12:41
  • @Luis, o que acha desse? pt.wikipedia.org/wiki/Envenenando_o_po%C3%A7o
    – toliveira
    Dec 28 '15 at 2:53
1

É um ataque ad-hominem.

Mais especificamente, é um "argumento ad hominem abusivo": em que se ataca a reputação do arguente em vez de se atacar a força dos seus argumentos em si.

Alguns dos outros tipos seriam:

• Circunstancial - a parcialidade de alguém não implica a falsidade dos seus argumentos (um padre diz que o seu deus existe, "claro, senão não tinha emprego");
  • Tu quoque - não é por eu não praticar o que digo que isso deixa de ser verdade (um fumador que aconselhe alguém a deixar de fumar);
  • Culpa por associação - não é por haver outrem de mau caráter que defende a mesma coisa que os meus argumentos são inválidos; um caso particular disto é o reductio ad Hitlerum: "Sabes quem também era anti-tabagista? O Hitler!!"
1
  • 1
    Muito bom. Há quem também chame de Ad Hominem circunstancial, sub-divisão "Envenenando o Poço".
    – Centaurus
    Dec 28 '15 at 12:07

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.