7

Estava verificando a separação silábica da palavra fuidez.

Priberam: Flu·i·dez |u-i...ê|

Michalis: Flui.dez

Aulete: Flu:i. dez. O que significa os dois pontos em "flu:i"?

Qual é a separação silábica correta de fuidez?

• Eu digo flu.i.dez, três sílabas. Acho que em Portugal toda a gente pronuncia assim. – Jacinto Dec 21 '15 at 19:53
  • 1
    Pelo que vi pesquisando sobre o novo Acordo Ortográfico, enquanto fluido, o ditongo ui é inseparável, seus derivados podem ter o ui separável. Por isso você tem razão fluidez, tem três sílabas, enquanto fluido, apenas 02. Embora haja pessoas pronunciando de forma errada flu-í-do... – tdmsoares Dec 21 '15 at 21:05
  • @tdmsoares Talvez confusão com o particípio passado de fluir, que é de facto flu.í.do. – Jacinto Dec 21 '15 at 21:12
  • @Jacinto Bem Lembrado! Mas às vezes a pronúncia incorreta do substantivo fluido acaba se arrastando para outras palavras, por exemplo: gra-tu-í-to – tdmsoares Dec 21 '15 at 21:22
  • No Brasil tem muita gente que diz flu.í.do – o que me dói no ouvido. – bfavaretto Dec 23 '15 at 15:48
6

De acordo com o novo Acordo ortográfico, fluido, separa-se flui-do, o ditongo ui é inseparável.

Entretanto, nas palavras derivadas como fluidez, é separável. Portanto flu-i-dez.

Deve ser esse motivo da palavra estar nos dicionários com os dois pontos ":"

Referência: Os ditongos e o Novo Acordo Ortográfico

| improve this answer | |
4

Os dois pontos na entrada do Aulete significam que a a sequência pode ser pronunciada tanto como ditongo [uj] como hiato [ui]. Portanto, o Aulete admite ambas as hipóteses.

A juntar ao Priberam, também o dicionário da Academia/Verbo e o Houaiss indicam que há hiato (contrariamente a fluido). Também foi assim que sempre ouvi.

A indicação do Michalis (e a do Aulete) parece indicar a existência de alguma variabilidade. Acho estranho, geralmente o fenómeno que existe é no sentido contrário (por exemplo, gratuito, pronunciado normalmente com ditongo, é por algumas pessoas pronunciado com hiato), mas há gente para tudo.

| improve this answer | |
  • Resta ainda saber por que é que Aulete indica flu:i.dez e não flu.i.dez. – Jacinto Dec 21 '15 at 21:08
  • Encontrei aqui a resposta: pt.wiktionary.org/wiki/… – Artefacto Dec 21 '15 at 21:36
  • Se bem que ao contrário do que essa página diz, "sério" tem só duas silabas no português padrão de Portugal (de Lisboa). – Artefacto Dec 21 '15 at 21:37
  • Perguntei na ABL, e eles só me informaram a divisão silábica da palavra fluidez, mas não se é ditongo ou hiato... – tdmsoares Dec 21 '15 at 22:13
  • @tdmsoares Qual divisão eles indicaram? – bfavaretto Dec 23 '15 at 15:49

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.