12

Sempre existe uma dúvida na hora de dizer "a respeito de", "sobre algo", utilizando a palavra "cerca" ou "acerca".

Qual a diferença entre as expressões "A cerca de", "Acerca de", ou "Há cerca de"?

0
11

acerca de distingue-se das outras duas expressões, é uma locução prepositiva equivalente a "sobre", "a respeito de":

Falávamos acerca de gramática.

que pode ser:

Falávamos sobre gramática.

ou ainda:

Falávamos a respeito de gramática.

Já as expressões a cerca de e há cerca de divergem no seu sentido devido à presença do a ou .

Podemos entender melhor se partirmos as expressões em porções:

• cerca de é uma locução prepositiva que significa "aproximadamente" ou "perto de".

• , vem do verbo haver, no sentido de existir, que pode ser substituído por existe(m), mais utilizado para indicar a "existência de algo".

• a é uma preposição utilizada com cerca de para nos dar uma distância de espaço e tempo.

Sabendo isto, temos como exemplos:

há cerca de

Na Stack Exchange cerca de 1 bilião de perguntas com resposta aceite.

que pode ser:

Na Stack Exchange existem cerca de 1 bilião de perguntas com resposta.

a cerca de

A pedra passou a cerca de 2cm da minha cabeça.

que pode ser:

A pedra passou a aproximadamente 2cm da minha cabeça.

7

Vou falar acerca desse assunto: a cerca de arame farpado arrebentou há cerca de dois dias, e ninguém consertou ainda.

[1]: Sobre
[2]: Uma cerca
[3]: Temporalidade (passado)
5
  • Eu não tenho certeza sobre o "há cerca de dois dias", pensando bem é um tanto estranho. Me parece que deveria ser "acerca de dois dias". Mas, novamente, não tenho certeza. – Victor Stafusa Jul 15 '15 at 16:42
  • @VictorStafusa É "há cerca de dois dias" mesmo, tenho certeza. "Acerca" seria "sobre". – bfavaretto Jul 15 '15 at 16:57
  • há cerca de = faz tanto tempo = passado – André Lyra Jan 21 '16 at 12:51
  • @AndréLyra Incluí a informação de que o [3] se refere ao passado – bfavaretto Jan 21 '16 at 12:54
  • E há cerca de duzentas cabeças de gado na pastagem que agora estão em em risco de se tresmalharem. – Jacinto Jan 22 '16 at 20:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.