8

Na busca do Google, classificado vence classificados pela estreita margem de 4 a 3. Portanto como é que é?

(a) Sujeito: O primeiro e segundo classificado(s?) defrontam-se este fim de semana.

(b) Objeto: Vamos ver o primeiro e segundo classificado(s?) este fim de semana.

(c) Sei lá: Vamos ver o jogo entre o primeiro e segundo classificado(s?) este fim de semana.

(d) Aposto: FCX e FCY, o primeiro e segundo classificado(s?), defrontam-se este fim de semana.

Mas se fosse casas em vez de classificados, eu iria definitivamente para o singular (imaginem que andamos a ver casas para comprar:

A primeira e a segunda casa são muito espaçosas, etc.

Portanto, primeiro e segundo vem seguido de nome singular ou plural? Ou depende do nome?

7
  • 1
    Eu acho que depende do determinante, se for "o primeiro e o segundo classificado", se for "o primeiro e segundo classificados".
    – Jorge B.
    Dec 16, 2015 at 14:50
  • Então, vamos a estudar isso, e dá-me um resposta!
    – Jacinto
    Dec 16, 2015 at 14:51
  • Jacinto agora estou sem tempo, quando puder respondo.
    – Jorge B.
    Dec 16, 2015 at 14:52
  • Não devias ter dito Portanto, primeiro e segundo vêm seguidos de nome singular ou plural?? :p
    – ANeves
    Dec 16, 2015 at 16:04
  • 1
    @ANeves Acho que aqui a questão é diferente: pensar [o conjunto] 'primeiro e segundo' vem seguido ou [os termos] primeiro e segundo vêm seguidos.
    – Jacinto
    Dec 16, 2015 at 16:46

1 Answer 1

6

De acordo com esta página e esta outra, qualquer uma das formas está correcta.

Quando usamos

O primeiro e segundo classificado(s)...
A primeira e a segunda casa(s)...

o que acontece é "a elisão, ou a não-repetição, d[o nome], núcleo de um dos grupos nominais que estão a ser ligados"1, "podendo [o artigo definido] repetir-se ou não em associação com o segundo ordinal".2 Claudionor Aparecido Ritondale diz ainda, em Português: Sintaxe Avançada (São Paulo, 2009, p. 182), que:

No caso de numerais ordinais que se referem a um único substantivo, podem ser usadas as seguintes construções: Falei com os moradores do primeiro e segundo andar / (...) do primeiro e segundo andares.

Pode ainda dizer-se

Os primeiro e segundo classificados...
As primeira e segunda casas...

uma vez que os dois adjectivos, primeiro/a e segundo/a, impõem "uma concordância plural a um nome e ao seu determinante.1" Esta variação é, no entanto, mais comum com adjectivos pospostos, como

os ciclos arturiano e wagneriano2

O segundo artigo menciona ainda que se nota "preferência pelo artigo definido singular antes do primeiro ordinal."2

3
  • Muito interessante. Mas eu não me consigo obrigar a dizer a primeira e segunda casas, embora não tenha grande problema com os outros exemplos. Serei só eu?
    – Jacinto
    Dec 16, 2015 at 16:48
  • Talvez. Eu tenho mais dificuldade em fazer as primeira e segunda casas soar bem na minha cabeça :P Mas aparentemente estão todas certas.
    – JNat
    Dec 16, 2015 at 16:50
  • Absolutamente: as primeira e segunda, nem à lei da bala.
    – Jacinto
    Dec 16, 2015 at 16:52

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.