5

Já ouvi (em ptPT) alguém expressar-se dessa forma: "granda cantora!" ou "estou com uma raiva muito granda." Isso é gramatical em ptPT?
No Brasil é certamente errado, uma vez que "grande" não varia em gênero.

Edit - "uma granda raiva" é o que devo ter ouvido.

• 2
    "Estou com uma raiva muito granda" não se diz em lado nenhum — se ouviste isso provavelmente foi porque a pessoa se enganou, ou qualquer coisa do género. "Estou com uma granda raiva" talvez se use, no entanto. Mas não tem que ver com género: também se pode dizer "estou com um granda peso na consciência", por exemplo. – JNat Dec 11 '15 at 18:55
  • Mesmo "granda raiva" é pouco idiomático. Google search: granda raiva 76; granda f**a 2.770; granda puta 4.030; granda maluco 7.440. – Jacinto Dec 11 '15 at 20:03
3

Não se trata de uma concordância em género. Poderia dizer-se também "granda cantor!" ou "ganda cantor". São apenas variações fonéticas que dão mais ênfase ao adjetivo.

Como o JNat aponta, esta forma ocorre quase exclusivamente em posição pré-nominal.

| improve this answer | |
  • Então a palavra "granda" nada tem a ver com "grande" ? Nem em origem e nem em significado? – Centaurus Dec 11 '15 at 22:20
  • @Centaurus Claro que tem. Como disse, é apenas uma variação de "grande". – Artefacto Dec 12 '15 at 2:42

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.