9

Não me lembro de alguma vez encontrar as expressões um à outra ou uma ao outro. Mas serão possíveis ou até mesmo obrigatórias quando o sujeito explícito ou implícito é composto por um substantivo masculino e outro feminino?

De entre as expressões um ao outro, um à outra e uma ao outro, quais são possíveis nos exemplos seguintes? Se mais do que uma for possível, qual é a mais aconselhável? No caso de um à outra e uma ao outro, a ordem é importante?

(a) João e Maria ajudam-se muito ____________

(b) João e Maria são muitos amigos: ajudam-se muito _____________

(c) Conheces o João e a Maria? Eles ajudam-se muito _____________

2
  • Ajudam-se mutuamente. Pronto :) – bfavaretto Dec 10 '15 at 2:13
  • Como é que eu não me lembrei dessa! :) – Jacinto Dec 10 '15 at 7:37
5

Não estou a ver como é que um à outra e uma ao outro haviam de ser possíveis.

Em um ao outro (ou uma à outra), um e outro não fazem referência a especificamente um dos possíveis sintagmas nominais ("o João" e "a Maria" no teu exemplo); mais do que isso, porque a expressão indica reciprocidade, não podemos interpretar um ou outro como referindo-se apenas a um dos sintagmas, ainda que indeterminado: João e Maria ajudam-se um ao outro significa João (um) ajuda a Maria (outro) e Maria (um) ajuda João (outro).

Como uma e outra só podem referir-se a antecedentes femininos, só podem então usar-se quando todos os antecedentes são femininos: A Carla e a Mónica ajudam-se uma à outra; A Ana, a Rita e a Gertrudes ajudam-se umas às outras.

Dito isto, convém não sobreanalisar o pronome recíproco um ... outro ao nível dos seus elementos individuais. Por exemplo, uma interpretação possível de O João, a Maria e a Carla passaram os baldes uns aos outros é a Carla ter passado os baldes à Maria e a Maria ao João (por exemplo, formavam uma linha). Apesar de apenas mulheres passarem baldes, não dizemos *umas aos outros.

2

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.