1

Gostaria de entender melhor a forma que os livros da Bíblia discorrem suas palavras e interrogações.

Como entonar os tempos dos verbos e advérbios?

Exemplo:

"Ele lhes disse: por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantou-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se grande calmaria." Mateus 8:26

11
  • 1
    Se eu entendi bem a tua pergunta, é sobre que intonação deve ser dada ao se ler a Bíblia para um público, principalmente no que toca aos verbos e advérbios. Certo?
    – Centaurus
    Nov 30, 2015 at 0:20
  • 1
    Isso mesmo @Centaurus
    – David
    Nov 30, 2015 at 0:27
  • 2
    Acho difícil responder a uma pergunta sobre intonação, principalmente da Bíblia. Vai muito da opinião pessoal de cada um.
    – Centaurus
    Nov 30, 2015 at 0:35
  • 2
    Entoação crescente, meio interrogação, meio exclamação, até "temeis." Na verdade a entoação de pergunta termina em "temeis"; "homens de pequena fé" é um vocativo (falta lá um vírgula). É como se fosse, "Por que temeis?! homens de pequena fé!" Agora para ser mais claro, só mesmo com um ficheiro áudio. Talvez quem conheça notação musical possa ajudar...
    – Jacinto
    Nov 30, 2015 at 8:28
  • 1
    David, acho essa pergunta demasiado... ampla. Podes tentar reduzir o âmbito da pergunta, por favor, @David ? Há demasiadas respostas: a entoação vai depender gramaticalmente da frase específica que é lida, da mensagem contida na frase, do leitor, do público alvo, da interpretação do leitor...
    – ANeves
    Nov 30, 2015 at 10:44

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Browse other questions tagged or ask your own question.