2

Estou procurando dicionário de português com regências verbal e nominal ("Collocation dictionary"), necessito que seja em formato digital de preferência online.

Eu encontrei Dicionário Prático de Regência Nominal, mas ele é somente disponível em formato impresso.

Exemplo "collocation dictionary" em inglês:

7
  • 2
    O Ciberduvidas dá aqui três referências. Parece-me que a tua melhor opção é comprar um deles e digitalizá-lo.
    – Artefacto
    Commented Nov 30, 2015 at 1:14
  • 1
    @Centaurus é uma pergunta bastante aberta; mas não é, de todo, uma "pergunta cuja resposta é baseada em opinião" -> não é subjetivo se algo é um "dicionário de/com regências verbal e nominal (...) digital de preferência online".
    – ANeves
    Commented Nov 30, 2015 at 11:16
  • 2
    Já existem, que eu saiba, três perguntas pedindo recursos online aqui no site: esta, esta outra e mais esta. Eu tenho algumas dúvidas sobre o mérito deste tipo perguntas, mas o que é permitido a uns é permitido a todos.
    – Jacinto
    Commented Nov 30, 2015 at 14:16
  • 1
    @Jacinto se quiseres podes abrir a discussão disso no meta, eu também não sou de acordo com perguntas de recursos principalmente porque normalmente são baseadas em links e ficam desatualizadas facilmente. Mas não vou fechar a pergunta, a comunidade é quem decide.
    – Jorge B.
    Commented Dec 1, 2015 at 13:39
  • 2
    No meta existe uma discussão sobre "perguntas-referência". Eu gostava que ela tivesse progredido mais, mas parece ter estagnado.
    – ANeves
    Commented Dec 1, 2015 at 15:45

2 Answers 2

2

Que eu saiba não há nenhum que satisfaça as tuas condições.

O Ciberduvidas dá aqui três referências. Parece-me que a melhor opção é comprar um deles e digitalizá-lo.

Podes também fazer uma pesquisa num corpus como o CETEMPúblico. Por exemplo, para verbos que antecedem noite, possivelmente com um artigo pelo meio, podes pesquisar por @[pos="V.*"] [pos="DET_art."]{0,1} [lema="noite"] e escolher "distribuição de lemas". Os primeiros resultados são:

passar   725
ser      635
animar   143
acabar   69
haver    54
cair     39
fechar   36
1

Tenho uma sugestão sobre regência verbal. Caso você já tenha estudado os tipos verbais (verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo intransitivo...), Você pode utilizar o Dicio para ver o tipo do verbo e saber a regência dele e como usar.

Por exemplo, o verbo assistir (link):

verbo transitivo indireto. Estar presente

Exemplo em frase: Assistir a uma sessão.

verbo transitivo direto. Ajudar, acompanhar

Exemplo em frase: Ele o assistiu na doença.

verbo intransitivo. Residir, morar

Exemplo em frase: Ele assiste no Rio de Janeiro

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.