10

Em alguns casos, hoje em dia, as pessoas são acusadas de cometer pleonasmo quando se referem a algo usando palavras diferentes que contêm o mesmo significado. Eu gostaria de saber ao certo o que exatamente é considerado pleonasmo, e o que não é.

Exemplo

Vamos subir lá para cima.

• Talvez seja uma duplicata de portuguese.stackexchange.com/questions/87/… (como disse "talvez") – Guilherme Nascimento Jul 14 '15 at 20:29
  • "Pleonasmo" é uma figura de linguagem, portanto algo que diz respeito a estilo de escrita, onde as "regras" são bem mais frouxas. Você está se referindo aos pleonasmos que não são aceitos nunca (ou quase), conhecidos como "pleonasmos viciosos". – bfavaretto Jul 16 '15 at 20:12
8

Qualquer redundância semântica é considerada um pleonasmo.

• Subir para cima
  • Descer para baixo
  • Sair para fora
  • Entrar para dentro
  • Repetir de novo

Não se trata exatamente de um erro. Muito da poesia e da literatura se baseia fortemente no pleonasmo para criar ênfase e expressão. Já no texto formal, como em reportagens, entrevistas, dissertações e monografias, torna-se desnecessário. Nestes casos, é considerado como fora de contexto.

Existem também pessoas que ficam incomodadas de ouvir o pleonasmo na fala coloquial, durante uma conversa. Para estes, não há muito remédio. A língua é falada do jeito que as pessoas falam.

• Mais alguns exemplos de pleonasmo: - Cego dos olhos - Hemorragia de sangue - Acabamento final - Surpresa inesperada - Gritar alto – Ookami Jul 17 '15 at 12:03
7

Conforme a wikipédia:

Esta é uma lista de alguns exemplos de pleonasmos viciosos (redundâncias) usados na língua portuguesa. Pleonasmo pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vício de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) em uma expressão, enfatizando-a.

Pleonasmos Viciosos

Esta secção mostra apenas alguns exemplos de pleonasmos viciosos, aqui não estão localizados todos.

enter image description here enter image description here enter image description here

Pleonasmo em ênfase

Alguns autores, escritores e cantores usaram pleonasmos literários e viciosos em suas obras.

enter image description here

Pleonasmo em complemento verbal

Alguns pleonasmos são complementos verbais de verbos intransitivos. Eles são usados para aplicar características ao substantivo implícito de um verbo enter image description here

• E bater palmas com os pés, não? – Armfoot Jul 16 '15 at 21:30
  • "O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) em uma expressão, enfatizando-a." Logo, bater palmas com os pés não é possível e muito menos redundante, então não é pleonasmo. – LucasMotta Jul 17 '15 at 10:15
  • Estava a brincar brincando, pois "se vai bater palmas é com as mãos", a não ser que as bata com os pés ;P – Armfoot Jul 17 '15 at 11:12
  • Ah bom... hahahaha... as vezes é difícil entender as ironias nos comentários. Mas essa é uma expressão que, não vou negar, já utilizei, mesmo sendo logicamente errada. – LucasMotta Jul 17 '15 at 11:16
5

Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma idéia estamos utilizando a figura de linguagem chamada pleonasmo.

Exemplos:

Vai ir.

Os portugueses de Portugal. @Math :D

Joana sofre de leucemia no sangue.

• 1
    (Acho que "vai ir" é gramaticalmente incorreto.) – ANeves Jul 16 '15 at 18:31
4

pleonasmo é a repetição de uma ideia na mesma frase.

Assim sendo, sempre que na mesma frase se transmite uma ideia múltiplas vezes, estamos a cometer um pleonasmo.

Exemplo

vi com os meus olhos

Já sabemos que uma pessoa vê com os olhos, logo, ao adicionarmos "com os meus olhos" estamos a cometer um pleonasmo.

Normal:

Vi o João a copiar.

Pleonasmo:

Vi com os meus olhos o João a copiar.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.