10

No Rio de Janeiro há uma expressão muito usada para se referir a algo que é muito antigo: "do tempo do Ronca". Por exemplo, imaginem dois colegas numa conversa:

- Lembra daqueles calhambeques?
- Ih, isso é do tempo do Ronca!

Alguém sabe o que é o "Ronca"?

5
  • 1
    Não só no RJ. Já ouvi muito isso no NE
    – jean
    Nov 17, 2015 at 13:27
  • @jean, obrigado pelo seu comentário!
    – felipe.zkn
    Nov 17, 2015 at 14:49
  • 2
    Já vi que este tópico é muito discutido por essa net fora. Muita gente diz que o tempo do Ronca é uma variante de o tempo do Onça, que foi como ficou conhecido um governador português do Rio de Janeiro no século XVIII, e que os cariocas detestaram.
    – Jacinto
    Nov 17, 2015 at 21:45
  • 4
    Como nativo do Rio de Janeiro e tendo aqui vivido durante .......... bem, deixa pra lá. A verdade é que nunca, repito, nuca ouvi "o tempo do Ronca". Acho que há um exagero em dizer "uma expressão muito usada". Quanto a "do tempo do Onça" ouvia muito a geração passada (meus pais, tios e avós) usá-la, nos anos sessenta e setenta. Já não ouço tanto hoje em dia.
    – Centaurus
    Nov 18, 2015 at 1:16
  • 1
    @Centaurus Pelo contrário, eu nunca ouvi ninguém dizer "do tempo do Onça", mas, pelo comentário do Jacinto, a expressão deve ter sido transformada! Eu não vivo mais no Rio há alguns anos, mas ouvia com alguma regularidade, da boca de velhos e novos, tanto no meu círculo mais familiar quanto na escola.
    – felipe.zkn
    Nov 18, 2015 at 9:29

2 Answers 2

5

Trata-se da deturpação de tempo do Onça. Mas que Onça seria esse? No Rio de Janeiro do século 18, havia um chefe de polícia muito rigoroso. Por isso, foi apelidado de Onça. O xerife fez fama. Mesmo com outros chefes de polícia mais tolerantes, falava-se nele. Quando se reclamava contra as transgressões da lei, diziam:
— Isso era no tempo do Onça.
Com o passar dos anos, o significado mudou. Hoje designa coisas antigas, de anos idos e vividos. Do tempo do Onça.

Fonte: Blog de Mário Negócio. Disponível em:
http://mnegocio.blog.uol.com.br/arch2007-11-18_2007-11-24.html.
Publicado em 2007.

0

Ronca era um trecho entre Balsas e Riachão no Maranhao, nesse “Tempo do Ronca” só se conseguia fazer o trajeto com tábuas colocadas encima da estrada de areia, um verdadeiro deserto, inclusive toda viagem só chegava ao destino final com a ajuda de um “batedor” altamente conhecedor da região.

1
  • 2
    Boas-vindas ao Portuguese SE! Obrigado pela contribuição, mas por favor note que geralmente se esperam respostas bem fundamentadas, por exemplo com referências — seria ótimo se você pudesse adicionar alguma.
    – stafusa
    Aug 5, 2022 at 20:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.