8

O verbo poder tem formas verbais em que a raiz é po e outras em que a raiz é pu. Por exemplo: "se eu puder sair mais cedo, tu podes fechar a porta". Há alguma regra que determine quando usar po e quando usar pu?

6

Estou a assumir que a tua questão é sobre como se escrevem as formas. As formas que se escrevem com "o" são, sem exceção, também lidas /u/ se o "o" não fizer parte da sílaba tónica.

De resto, as irregularidades de "poder" são:

• uma forma irregular no presente do indicativo: eu posso (lido com "o" aberto) e não *eu podo (com "o" fechado)
  • um pretérito perfeito bastante irregular: pude / pudeste / pôde / pudemos / pudestes / puderam.
    • O "e", sempre que não final, é lido aberto e não fechado (compara com "comer", por exemplo).
    • A raiz é lida /u/ (até aqui é regular), mas escreve-se com "u" e não com "o" para distinguir do presente (compara "podemos" com "pudemos", ambos lidos /u/, só diferem no som do "e")
    • A exceção ao ponto anterior é a 3a pessoa do singular: ele pôde e não *ele pudeu.
    • A 1a pessoa do singular tem uma irregularidade extra: para além de trocar "o" por "u", a desinência é "-e", não "-i".

Em consequência, os tempos derivados destes dois também são irregulares. Derivados do pretérito perfeito (também sempre lidos com "e" aberto):

• O mais-que-perfeito: pudera / puderas / pudera / pudéramos / pudéreis / puderam.
  • O imperfeito do subjuntivo: pudesse / pudesses / pudesse / pudéssemos / pudésseis / pudessem.
  • O futuro do subjuntivo: puder / puderes / puder / pudermos / puderdes / puderem

Já o presente do subjuntivo é formado a partir do radical da 1a pessoa do presente do indicativo. Isto é uma regra geral, não exclusiva do verbo poder, que só não é observada por haver, ser, estar, dar, ir, querer e saber (e derivados). Temos portanto para este tempo: possa / possas / possa / possamos / possais / possam.

2

Não conheço nenhuma regra, mas sei que a forma "pu..." é usada no Pretérito Perfeito e no Mais-que-perfeito do indicativo, no Imperfeito e no Futuro do Subjuntivo. Em todos os outros tempos verbais usa-se "po..."

• eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós...
  • eu pudera, tu puderas, ele pudera, nós...
  • se eu pudesse, se tu pudesses, se ele pudesse, se nós...
  • quando/se eu puder, quando/se tu puderes, quando/se ele puder, quando/se nós...

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.