7

Em frases com orações subordinadas causais, finais e temporais, lendo este post sobre Pontuação do blogue Livro de Estilo, as vírgulas utilizam-se conforme a posição dessas orações na frase. Se for no início ou no meio, levam obrigatoriamente vírgula; no fim, não. Penso, porém, que neste último caso não será gramaticalmente incorreto utilizar a vírgula, embora seja menos frequente.

Exemplos de orações causais retirados do post:

  • posição inicial (com vírgula): Porque estava a chover, resolvi ficar em casa.

  • posição medial (com vírgula a delimitar o início e o fim): Resolvi, porque estava a chover, ficar em casa.

  • posição final (sem vírgula): Resolvi ficar em casa porque estava a chover.

A minha questão é a de saber se se pode também escrever

  • Resolvi ficar em casa, porque estava a chover.

ou

  • Resolvi ficar em casa, para acabar o trabalho. (oração final)

  • A sr.ª D. Irene já tinha saído da quinta, quando foi procurada para entrar no convento de Santa Clara de Coimbra. (oração temporal)

em vez de, respectivamente,

  • Resolvi ficar em casa para acabar o trabalho.

  • A sr.ª D. Irene já tinha saído da quinta quando foi procurada para entrar no convento de Santa Clara de Coimbra.

que são outros exemplos do mesmo post.

Aditamento 1: Tanto quanto é do meu entendimento, quando a oração subordinada antecede a principal, separam-se ambas por uma vírgula. A minha dúvida refere-se ao caso em que a subordinada fica no fim da frase.

Aditamento 2: Outros exemplos já dados anteriormente, em comentário(s) meu(s) a esta questão. De «Gramática Portuguesa» para a antiga 4.ª classe, de Tomás de Barros:

  1. «Perdoa-lhe, porque não soube o que fez»;
  2. «Estimai, para que vos estimem»;
  3. «O comboio já tinha partido, quando chegámos à estação».

Mas também:

  1. «Pasteur foi um sábio de grande coração porque descobriu a cura da raiva».

E de «Breve Gramática do Português Contemporâneo», de Celso Cunha e Lindley Sintra:

  1. «Não veste com luxo porque o tio não é rico»;
  2. «Viera um vestido de marca, para que a vestissem com ele».
3
  • 1
    Isto é motivado por uma preferência pelo uso da vírgula, ou mera curiosodade?
    – Jacinto
    Nov 7, 2015 at 19:42
  • Na verdade, com algumas locuções conjuntivas, parece-me necessária a vírgula, mesmo que a oração causal esteja no fim: "vamos ao banho uma vez que está calor." Sem vírgula não sabemos se é "vamos ao banho, uma vez que..." ou "vamos ao banho uma vez, que..."
    – Jacinto
    Nov 7, 2015 at 19:50
  • @Jacinto Não é uma mera curiosidade. Quanto à preferência pelo uso da vírgula, posso dizer que não se trata disso. Consultando, agora, a "Gramática Portuguesa" de Tomás de Barros que era usada na antiga 4.ª classe, vejo exemplos como: 1. Perdoa-lhe , porque não soube o que fez; 2. Estimai , para que vos estimem; 3. O comboio já tinha partido , quando chegámos à estação. Mas também: 4. Pasteur foi um sábio de grande coração porque descobriu a cura da raiva.(continua) Nov 7, 2015 at 22:48

1 Answer 1

6

A vírgula poderá de facto ser usada para separar orações subordinadas adverbiais pospostas, mas arriscamo-nos a alterar o sentido da frase (de forma a que ela possa deixar de ser lida como subordinada adverbial), ou, no mínimo, a alterar o foco da frase.

Resolvi ficar em casa, porque estava a chover.

Comparando com a versão sem vírgula, este porque parece explicativo e não causal. Ou seja, transformaste subordinação em coordenação. A frase passa então a ser equivalente a:

Resolvi ficar em casa, [pausa] que/pois estava a chover.

Esta resposta no Ciberdúvidas admite que a vírgula possa ser usada para um "porque" causal, mas em todo o caso está-se a introduzir uma ambiguidade que da outra forma não existiria.

Vejamos então com para:

Resolvi ficar em casa, para acabar o trabalho.

A versão sem vírgula e esta em cima são bem diferentes. Esta põe o foco na resolução de ficar em casa, enquanto a versão sem vírgula na razão por que se resolveu ficar em casa (mas não tanto como prepor "para acabar o trabalho").

Por fim:

A sr.ª D. Irene já tinha saído da quinta, quando foi procurada para entrar no convento de Santa Clara de Coimbra.

O significado aqui é também diferente. Nesta versão com vírgula, parece se estão a apresentar dois factos relativamente independentes, em que o segundo se segue ao primeiro (aqui óbvio por causa de "já"), mas em que o primeiro dá enquadramento temporal ao segundo. Na versão sem vírgula, é mais fácil interpretar a oração com "quando" como oração adverbial que qualifica a outra, especialmente se movermos a oração com "quando" para o início da frase. Um exemplo análogo para a versão com vírgula:

O João chegou então a casa, quando [=altura em que] se deparou com a sua mãe morta no chão.

3
  • Na parte em que escreve "especialmente se movermos a oração com "quando" para o início da frase. ", veja o meu aditamento à questão: "Tanto quanto é o meu entendimento, quando a oração subordinada antecede a principal, separam-se ambas por uma vírgula. A minha dúvida refere-se ao caso em que a subordinada fica no fim da frase." Nov 7, 2015 at 23:16
  • @AméricoTavares Certo, o que quero dizer é que o significado dessas duas frases ("Quando ... , a sr.a D. Irene..." e "A sr.a D. Irene já tinha saído quando...") têm significados semelhantes, distintos daquela com "... , quando ...". Simplesmente esta diferença é mais óbvia quando temos "quando" no início.
    – Artefacto
    Nov 7, 2015 at 23:57
  • Também vejo as coisas assim. Com uma diferençazita no primeiro exemplo. Parece-me que, mesmo com vírgula, porque estava a chover vai ser visto como a causa de ficar em casa. Acho que o que muda é o foco, à maneira do teu exemplo seguinte. É claro que uma causa explica a resolução de ficar em casa; o objetivo, para acabar o trabalho, também a explica.
    – Jacinto
    Nov 8, 2015 at 11:09

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.