10

Estes dias, disse a um amigo:

Tu conduzes mais mal do que eu.

E ele respondeu:

Não é mais mal é pior.

Qual das duas formas é correta?

Onde poderíamos usar mais mal e/ou pior e porquê?

Estive a ver Mais mal ou pior? - Ciberdúvidas mas não fiquei esclarecido.

8
  • 1
    Para mim hoje é mais pior mal.
    – Jacinto
    Nov 2, 2015 at 16:56
  • O pior mal é ser hoje.
    – Jorge B.
    Nov 2, 2015 at 16:58
  • 1
    Que é que não percebeste na resposta do ciberdúvidas? Parece-me bastante claro: "mais mal" usa-se quando "mal" precede um adjetivo verbal: "Tu conduzires é mais mal visto do que eu o fazer".
    – Artefacto
    Nov 2, 2015 at 17:19
  • @Artefacto mas é mesmo só nesses casos?
    – Jorge B.
    Nov 2, 2015 at 17:21
  • Bom, segundo o Ciberdúvidas sim. Depois tenta explicar porque é que "cada vez mais mal à saúde" não soa mal. Claro que isto pressupõe uma definição de "correto" bastante normativista.
    – Artefacto
    Nov 2, 2015 at 17:25

6 Answers 6

4

Normalmente no português original, utiliza-se sempre pior. Mais mal soa sempre mal. Contudo, é utilizado consoante o contexto.

Quando as pessoas querem usar mais mal é porque dá sempre para usar pior. Por exemplo: Fazes tudo mais mal que os outros. (Não é que esteja mal escrita a frase, mas apenas serve para ser mais subtil e dócil com a pessoa, porque dizer: Fazes tudo pior que os outros é uma frase mais agressiva, ou seja se digo pior quer dizer que de 0 a 10 a pessoa é um 0, enquanto que dizer mais mal significa que não é bom o suficiente, e é uma abordagem menos bruta e menos direta).

Também usa-se 'mais mal' antes dos adjetivos, como: mais mal agradecida; mais mal comportada( se quiséssemos qualificar o comportamento com pior seria: tem o pior comportamento[e comportamento é um nome])

8

Nos círculos educados do Brasil, se tu disseres "mais mal", serás logo corrigido por alguém, a não ser que logo em seguida venha um verbo adjetivado.

  • mais mal feito, mais mal visto, mais mal encarado, mais mal falada.

"Seu trabalho foi o mais mal feito de todos."

"Ela é a mulher mais mal falada das redondezas."

Da mesma forma, em pt-BR, não dizemos "mais bom", "mais grande", ou "mais pequeno". Todas essas formas são consideradas erradas.

Quanto a "faz mais mal à saúde", "mal" nesse caso não é um advérbio e sim um substantivo, sinônimo de "danos". ("Ele pratica o bem.", "Não sabes o mal que ela me fez.")

5

Em geral, pior é a resposta correta.

Neste contexto, parece-me que o significado não é o mesmo. Mais mal, para mim, significa que os dois conduzem mal, um mais que o outro. Enquanto usar pior não implica que o primeiro condutor conduz mal.

2
  • Ou seja mais mal seria correto nesse contexto, certo?
    – Jorge B.
    Nov 4, 2015 at 20:54
  • No caso em que ambos conduzem mal, parece-me que se usaria ainda pior.
    – Artefacto
    Jan 9, 2019 at 18:54
-2

O mais correcto é "pior"; embora a outra opção também não esteja, de todo, incorrecta.

0
-2

Neste contexto, o correto é pior.

1
  • 4
    Justifique a sua resposta
    – Mr Chasi
    Nov 4, 2015 at 12:35
-2

(Disclaimer: I'm not a native speaker of Brazilian Portuguese)

I'd argue that you'd be able to use "ruim" in this case rather than "mal/mau/má" and "pior" (which AFAIK is incorrect in this case).

So your sentence could become something like this:

"Cara, você dirige mais ruim do que eu mesmo!"

1
  • 1
    This answer is incorrect. The word "ruim" is a synonym of "mau" (evil, nasty, spoiled), not of "mal" (which is the opposite of "bem": well).
    – stafusa
    Jan 12, 2019 at 21:03

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.