21

Qual dessas duas formas está correta? (verbo "pagar", não tenho certeza do tempo verbal)

Eu achei que você já tinha pago a conta.

ou:

Eu achei que você já tinha pagado a conta.

Isso sempre me confunde. Tenho quase certeza que a primeira forma está certa, mas a segunda também me parece plausível. Seria uma daquelas situações que admitem duas formas distintas? Ou uma delas está de fato incorreta?

P.S. Contraste: "a conta foi paga" está correto, mas "a conta foi pagada" soa estranho e tenho razoável certeza de que está incorreto. Minha dúvida está no uso em conjunto com o verbo "ter".

3 Answers 3

21

Verbos de duplo particípio

Muitos verbos admitem no particípio duas formas, uma regular e outra irregular. Em alguns, uma delas caiu em desuso completo ou quase completo, ficando muitas como simples adjetivos - e.g. completo, confesso, anexo. Quando os dois particípios se conservam, usa-se o regular com os verbos auxiliares "ter" ou "haver" e o irregular com os auxiliares "ser" ou "estar".

exemplos:

• tinha expulsado - foi expulso
  • tinha aceitado - foi aceito
  • tinha matado - foi morto
  • tinha soltado - foi solto
  • tinha salvado - foi salvo
  • tinha limpado - foi limpo
  • tinha gastado - foi gasto

Respondendo à sua pergunta, no Brasil, com o auxiliar ter usamos as duas formas de particípio: tinha pagado/pago. Mas com ser, usamos apenas foi pago.

2
  • 4
    Acho que já se falou anteriormente disto aqui no pt.SE: curiosamente, em Portugal usamos "aceite" em vez de "aceito"... uma irregularidade entre as irregularidades.
    – ANeves
    Oct 28, 2015 at 17:09
  • Aqui temos uma boa explicação link Jan 18, 2016 at 16:07
12

Ambas as formas estão corretas. A regra geral é que a forma regular se usa para os tempos verbais compostos (com "ter" ou "haver") e que a forma irregular se usa onde ocorre adjetivo e em orações passivas (com o verbo ser, mas também num sentido lato com estar, andar, viver — passivas estativas —, ficar ­— passivas resultativas). Portanto:

Eu achei que você já tinha pagado a conta.

mas

Eu achava que a conta já estava paga.
Eu acho que a conta já foi paga.

Contudo, pelo menos em Portugal, pagado é muito raro e pago serve para os dois casos. O CETEMPúblico tem apenas uma entrada para pagado e até é como adjetivo. O LX Conjugator mostra apenas pago como particípio passado de pagar. O Priberam mostra ambas, tal como o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa oficial.

Está resposta do Ciberduvidas apresenta a opinião de diversas obras de referência sobre o assunto.

0

"Pagado" está incorreto "Pago" está correto, no português de Portugal.

Dizer: Este telemóvel está pagado.
ou: Este telemóvel foi pagado.
ou: Este telemóvel tem sido pagado.

Estão todas incorretas!

A forma correta é:

Este telemóvel está pago.
Este telemóvel foi pago.
Este telemóvel tem sido pago.

"Pagado" nunca é utilizado no português europeu correto.

O mesmo acontece para os outros verbos: sempre expulso; aceito; morto; solto; salvo; limpo; gasto.

16
  • 5
    Esses grande ignorantes como José Saramago: books.google.nl/…
    – Artefacto
    Nov 5, 2015 at 13:59
  • 3
    @JNat a resposta do ciberduvidas que mais bem fundamentada é esta: ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/… . Conclusão: "pagado" é de facto raro (aliás eu digo-o na minha resposta), mas daí a incorreto e próprio de "pessoas ignorantes e mal-faladas" vai uma grande distância.
    – Artefacto
    Nov 5, 2015 at 14:07
  • 4
    @JNat "cair em desuso" não torna uma forma incorreta, torna? Tivesse ela caído em desuso em um país/região mas não em outro, como ficaria? Reiterando, se surgir uma evidência que "pagado" está de fato incorreto (seja segundo o acordo ortográfico ou alguma outra norma vigente), eu mudo prontamente a resposta aceita, mas sem isso ainda considero que ambas as formas são aceitáveis (cada uma acompanhada do verbo apropriado, é claro - "pagado" com "ter" e "haver", "pago" com "ser" e "estar"). P.S. Eu nunca prestei atenção se outras pessoas falam isso aqui no Brasil ou não, vou começar a prestar.
    – mgibsonbr
    Nov 5, 2015 at 14:09
  • 5
    Numa discussão a sério, como a que queremos ter aqui, dizer "os meus professores disseram-me" tem pouco peso. O que conta são fontes públicas que todos possam verificar. A respeito de matar, vê o dicionário online da Porto Editora: particípio passado de matar é matado ou morto. Este artigo de um gramático no Ciberdúvidas esclarece que se usa matado com os verbos ter e haver, e morto com ser e estar.
    – Jacinto
    Nov 5, 2015 at 17:05
  • 6
    É verdade, toda a gente se pode enganar. Mas ninguém aqui vai acreditar que o dicionário online da Porto Editora e o dicionáro Priberam online e o gramático da Ciberdúvidas estão todos enganados só por que tu insistes que tu e os teus professores é que sabem. Tu ou eu ou qualquer outra pessoa. Um posição aqui neste site só é levada a sério se for fundamenta em fonte publicada que possa ser verificada por quem quiser fazê-lo.
    – Jacinto
    Nov 5, 2015 at 17:21

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.