5

Na música "Ex-Amor", os versos finais são:

Sempre sonhámos
Com o mais eterno amor.
Infelizmente,
Eu lamento, mas não deu...
Nos desgastámos
Transformando tudo em dor,
Mas mesmo assim
Eu acredito que valeu.

Quando a saudade bate forte
É envolvente.
Eu me possuo
E é na sua intenção,
Com a minha cuca
Naqueles momentos quentes
Em que se acelerava o meu coração.

O que é uma cuca?

Infelizmente a palavra tem pouco contexto, não a consigo perceber. Talvez seja uma mulher amada - namorada, amante, ou mulher...

No dicionário não encontrei nenhuma definição relacionada.

1
  • Na última entrada, 2, vem mulher velha e feia. O Aulete acrescenta rabugenta. Às vezes, entre casais, dá-lhes para usarem estes nomes carinhosos.
    – Jacinto
    Commented Oct 25, 2015 at 10:46

1 Answer 1

5

Em ptBR "cuca" é uma gíria que significa "cabeça", "mente", "raciocínio". Significa também um tipo de bolo ("uma cuca de maçã", e neste caso não é gíria). Embora a frase "...na sua intenção, com a minha cuca, naqueles momentos quentes..." soe estranho, o significado certamente é "cabeça", "pensamento". Temos algumas expressões idiomáticas com a palavra "cuca":

• "fundir a cuca"
  • "ficar encucado"
  • "ficar de cuca quente"
  • "ficar lelé da cuca"
  • "encher a cuca"

Os exemplos a seguir falam por si:

• "Ele fundiu a cuca de tanto estudar"
  • "A frase que ela usou - você nunca fala o que deveria falar - me deixou encucado. O que será que ela quis dizer?" - "Nâo esquenta a cuca não, cara. Talvez nem ela saiba."
  • "Ele fica de cuca quente facilmente, principalmente quando o Benfica perde."
  • "Ela parece lelé da cuca. Ficou insistindo para que eu desse um beijo no cachorro.
  • "Estou pensando em sair com os amigos e encher a cuca hoje a noite."

Mas se tu estás aprendendo a língua portuguesa, não esqueças: "cuca" é uma gíria e, como tal, seu uso é bem informal.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.