7

Estou estudando por conta própria e sempre vejo a definição de fonema como "a menor unidade sonora distintiva". Por que não única? Se ao trocar um fonema gera distinção entre as palavras, deve-se à unicidade do fonema trocado, certo?

10
  • 4
    Não sei se isto responderá à tua questão, mas lá vai. Dirias também que a sílaba é única? Se eu pegar em gato e trocar ro por ga gera outra palavra distinta: roto. Mas a sílaba não é a menor unidade. Se eu trocar só o r, que é uma unidade menor que a sílaba, por g também gero uma palavra distinta: rato. Portanto, ser único não chega para definir um fonema. Eu achei as respostas a esta pergunta, em especial a do evpok, muito úteis para perceber o que é um fonema.
    – Jacinto
    Oct 18, 2015 at 16:18
  • @Anderson: Vejo que és novo no site. Boas vindas (ainda que atrasadas). Não sei se o meu comentário acima respondeu à tua dúvida? Se quiseres deixar feedback, é só clicar no "Add comment abaixo" e dizeres de tua justiça.
    – Jacinto
    Oct 18, 2015 at 17:31
  • @Jacinto, obrigado pela resposta. Ajudou a me direcionar para a solução. Sim, sou novo aqui, conheci esse site hoje. Não sabia que havia uma parte dedicada somente para linguística. Caso tenha postado na parte errada, desculpe. E sim, seu comentário foi útil e do evpok também. Se eu entendi correto, basicamente não podemos considerar única pois existem variações na pronúncia que representam o mesmo fonema (como ele usou no exemplo do ring). Obrigado pela ajuda! :) Oct 18, 2015 at 17:58
  • @Anderbeserk A pergunta é perfeitamente apropriada para o SE.Portuguese Language. O que não te impede de a colocar no Linguistics também (mas é melhor antes ver se já lá há perguntas semelhantes com respostas que te satisfaçam), Eu não conheço o Linguistics. Fui lá parar através desta pergunta.
    – Jacinto
    Oct 18, 2015 at 18:16
  • 1
    @Jacinto Desculpa a demora, vi e ficou bem melhor assim. A forma antiga não estava muito clara. Nov 29, 2015 at 21:18

1 Answer 1

8