5

Ouço constantemente na televisão o uso da palavra "se" em diversos tipos de frases, inclusive repetidas por apresentadores de TV. Qual a forma correta de dizer: "Nós vamos se divertir" ou "Nós vamos nos divertir"?

1
  • Se o pronome está no verbo divertir: "...nos divertir" ou "...divertirmo-nos"
    – Luciano
    Mar 2, 2018 at 11:41

2 Answers 2

7

Em português europeu/de Portugal, não seria nenhuma das duas.

Quando a locução verbal é composta por um verbo auxiliar e há occorência do infinitivo, pode ocorrer:

• ênclise ao verbo auxiliar: Nós vamo-nos divertir (que me parece que seria a expressão mais usada);
  • ênclise ao infinitivo (que neste caso é o verbo principal): Nós vamos divertir-nos.

(...) a ênclise é o padrão básico de colocação dos pronomes clíticos na variedade europeia do português moderno (...)

(...) a ênclise é igualmente o padrão que se obtém em muitas frases não finitas [ou de infinitivo], em que o pronome clítico ocorre adjacente, respetivamente, a uma forma de infinitivo não flexionado, de infinitivo flexionado e de gerúndio (...) [Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, citado nesta página]

Parece haver algumas diferenças em relação ao português brasileiro e ao falado nas repúblicas africanas, no entanto, onde a próclise ao verbo principal pode ser considerada uma característica destes dialectos, podendo portanto também dizer-se Nós vamos nos divertir nestes.

A próclise é a regra no Brasil, enquanto, deste lado do Atlântico, “comanda” a ênclise. [fonte]

3
  • A mim parece-me que como o pronome pessoal reflexo nos se aplica ao verbo divertir, o mais correto seria escrever "vamos nos divertir" ou "vamos divertir-nos". No português falado a tendência está em relaxar esta regra, gerando ambiguidades. Mas vou consultar a gramática e já se fundamenta melhor.
    – E_net4
    Jul 15, 2015 at 16:59
  • Se o problema é o pronome pessoal reflexo nos se aplicar sobre divertir e não sobre ir, então parece-me que no português europeu só vamos divertir-nos é que seria válido.
    – JNat
    Jul 15, 2015 at 17:14
  • 1
    O verbo "ir" aqui é meramente auxiliar, e a meu bom entender não deverá receber o pronome.
    – E_net4
    Jul 15, 2015 at 17:18
9

A forma correcta é Nós vamos nos divertir ou Nós vamos divertir-nos (sendo a última mais comum em Portugal). O motivo para isto é que o pronome que o verbo reflexivo necessita tem que concordar em número com o sujeito da frase.

6
  • 1
    "vamos nos" ou "vamo-nos"?
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 16:14
  • Qualquer uma; Vamos nos, indica que nos pertence ao verbo que vem a seguir, mas Vamos-nos também é correto. Aug 7, 2015 at 12:58
  • Não me parece que esteja bem, mas não tenho a certeza por isso vou me remeter ao silêncio ;)
    – Jorge B.
    Aug 7, 2015 at 13:06
  • @someonewithpc *resposta Aug 7, 2015 at 13:28
  • Mas, que eu saiba, nunca se usa vamos-nos, mas sim vamo-nos.
    – JNat
    Aug 7, 2015 at 14:23

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.