Ouço constantemente na televisão o uso da palavra "se" em diversos tipos de frases, inclusive repetidas por apresentadores de TV. Qual a forma correta de dizer: "Nós vamos se divertir" ou "Nós vamos nos divertir"?
2 Answers
Em português europeu/de Portugal, não seria nenhuma das duas.
Quando a locução verbal é composta por um verbo auxiliar e há occorência do infinitivo, pode ocorrer:
- ênclise ao verbo auxiliar:
Nós vamo-nos divertir
(que me parece que seria a expressão mais usada); - ênclise ao infinitivo (que neste caso é o verbo principal):
Nós vamos divertir-nos.
(...) a ênclise é o padrão básico de colocação dos pronomes clíticos na variedade europeia do português moderno (...)
(...) a ênclise é igualmente o padrão que se obtém em muitas frases não finitas [ou de infinitivo], em que o pronome clítico ocorre adjacente, respetivamente, a uma forma de infinitivo não flexionado, de infinitivo flexionado e de gerúndio (...) [Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, citado nesta página]
Parece haver algumas diferenças em relação ao português brasileiro e ao falado nas repúblicas africanas, no entanto, onde a próclise ao verbo principal pode ser considerada uma característica destes dialectos, podendo portanto também dizer-se Nós vamos nos divertir
nestes.
A próclise é a regra no Brasil, enquanto, deste lado do Atlântico, “comanda” a ênclise. [fonte]
-
A mim parece-me que como o pronome pessoal reflexo nos se aplica ao verbo divertir, o mais correto seria escrever "vamos nos divertir" ou "vamos divertir-nos". No português falado a tendência está em relaxar esta regra, gerando ambiguidades. Mas vou consultar a gramática e já se fundamenta melhor. Jul 15, 2015 at 16:59
-
Se o problema é o pronome pessoal reflexo nos se aplicar sobre divertir e não sobre ir, então parece-me que no português europeu só vamos divertir-nos é que seria válido.– JNat ♦Jul 15, 2015 at 17:14
-
1O verbo "ir" aqui é meramente auxiliar, e a meu bom entender não deverá receber o pronome. Jul 15, 2015 at 17:18
A forma correcta é Nós vamos nos divertir ou Nós vamos divertir-nos (sendo a última mais comum em Portugal). O motivo para isto é que o pronome que o verbo reflexivo necessita tem que concordar em número com o sujeito da frase.
-
1
-
Qualquer uma; Vamos nos, indica que nos pertence ao verbo que vem a seguir, mas Vamos-nos também é correto. Aug 7, 2015 at 12:58
-
Não me parece que esteja bem, mas não tenho a certeza por isso vou me remeter ao silêncio ;)– Jorge B. ♦Aug 7, 2015 at 13:06
-
-