10

Se estou contando uma história a respeito de um antigo amigo com uma condição que permanece até os dias de hoje (ex: ser judeu), devo conjugar o verbo "ser" no passado também ou no presente? Ou tanto faz?

1
  • 1
    Em minha humilde opnião você deve ver a resposta do @Centaurus. Conjugar o verbo ter no passado dá a entender que ele já faleceu ou deixou de ser seu amigo
    – jean
    Commented Oct 19, 2015 at 13:29

3 Answers 3

9

Se usas é, estás a afirmar a condição de ele ser judeu é verdadeira no momento em que afirmação é feita. Podia ser judeu na altura da história ou não.

Se usas era estás a dizer que a condição de ele ser judeu é verdadeira no teu ponto de referência no passado, mas podia ser verdadeira antes desse ponto e pode ter continuado a ser verdade até ao presente (contrariamente a "ele foi judeu").

Portanto, ambas são ambíguas. A primeira deixa em aberto a condição no passado, a segunda deixa em aberto a condição no presente. O melhor é dizer amigo judeu, sem verbo.

Agora, tudo dependerá do contexto, mas sem mais a leitura mais provável com é é de que a condição era também verdadeira no passado (porque havias tu de mencionar um facto não aplicável ao momento da tua história?). Com era, a leitura mais fácil depende. Se o interlocutor sabe que já não o vês há muitos anos, não assumirá que a afirmação fornece informação sobre o presente e sem prova em contrário uma pessoa não terá mudado de religião. Caso contrário, pensará que escolheste explicitamente era em vez do simples amigo judeu para indicar que já não é verdade no presente.

Portanto, se quiseres mesmo usar o verbo, a melhor forma depende do contexto. Dizes "antigo amigo", mas essa expressão é ela mesma ambígua. Pode significar "amigo atual de longa data", ou "amigo na altura, mas não no presente". Ora, se ele ainda é teu amigo, presumivelmente sabes que ele é ainda judeu e a melhor forma é é. Se já não é teu amigo e não sabes a sua condição no presente, a melhor forma é era. Podes também dizer amigo que era e é judeu, se não quiseres deixar dúvidas.

7

As duas alternativas são possíveis. Mas se começamos com tinha, tipicamente vamos contar alguma coisa que se passou nesse tempo. Então dizer que é vai causar uma certa dissonância. Comparemos:

(a) Tinha um amigo que é judeu. Um dia convidámo-lo para jantar e...
(b) Tinha um amigo que era judeu. Um dia convidámo-lo para jantar e...
(c) Tinha um amigo que é vegetariano. Um dia convidámo-lo para jantar e...

Para mim (b) soa melhor, apesar de (a) também estar correto. A frase (c) tem um problema adicional: não sabemos se antes o amigo já era vegetariano; no caso de ser judeu, presumimos que se agora é, dantes também era.

Mesmo quando queremos enfatizar a condição presente, é comum usar um advérbio para ajudar a transição do referencial temporal:

(d) Tinha um amigo que agora é vegetariano. (Dá ideia que antes não era.)
(e) Tinha um amigo que ainda hoje é vegetariano. (Sugere que há razão para um dia não ser.)

Os dois exemplos anteriores mostram que tinha um amigo que é está correto: não é por tirarmos o agora ou ainda hoje que as frases deixariam de estar corretas. Mas (d) e (e) não são apropriados para ser judeu (pelas razões entre parênteses). E se dissermos tinha um amigo que era deixamos em dúvida se ele ainda é. Se quiséssemos eliminar essa dúvida, eu optaria por:

(f) Tinha um amigo judeu. Um dia convidámo-lo para jantar e...
(g) Tinha um amigo que era judeu. (Era e é.) Um dia convidámo-lo para jantar e...

3

De uma forma resumida e didática:

(A palavra "judeu" nos exemplos refere-se tão somente à religião, e não à etnia.)

• "Eu tenho um amigo que é judeu." - Ele é meu amigo, é judeu, e está vivo.

• "Eu tenho um amigo que era judeu." - Ele continua sendo meu amigo mas não é mais judeu. (ou mudou de religião, ou virou ateu)

• "Eu tinha um amigo que é judeu." - Ele era meu amigo e já não é mais, mas continua sendo judeu e ainda está vivo.

• "Eu tinha um amigo que era judeu." - Ele era meu amigo, já não é mais, e provavelmente já faleceu ou mudou de religião.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.