8

Todas se referem a propriedades rurais e a principal diferença entre elas são as dimensões. Todas têm geralmente uma ou mais casas, para uso ocasional, temporário ou contínuo.

• Um rancho é uma pequena propriedade rural, bem simples, onde moram pessoas do campo.
  • Uma "chácara" é uma pequena propriedade, de até cinco mil metros quadrados segundo alguns, próxima a uma cidade. Pode ser uma propriedade usada apenas para passar o final de semana.
  • Já um "sítio" tem dimensões maiores, podendo chegar a 20 hectares e geralmente fica mais distante da cidade. Podem ser simples e rústicos, mas também podem ser luxuosos, com piscinas, quadras de tênis, campo de golfe, sauna, etc.
  • Uma fazenda é uma grande propriedade, chegando algumas vezes a 100.000 hectares em algumas regiões. As fazendas são geralmente destinadas à agricultura e à pecuária, e sempre dispõem de várias moradias para aqueles que lá trabalham.

fontes:

Wikipedia

Canal Rural

9
  • 1
    O rancho pode ser só a casa ou inclui necessariamente terra em volta que pertence à casa ou se destina a ser usada pelos habitantes da casa? Eu interpretei como sendo a segunda, mas parece-me que o @Jorge interpretou como sendo a primeira.
    – Jacinto
    Oct 2, 2015 at 10:54
  • @Jacinto isso mesmo interpretei como uma casa no meio rural onde mora pessoas do campo. Como diz o Centaurus na descrição.
    – Jorge B.
    Oct 2, 2015 at 11:18
  • Mas é quase de certeza a segunda: "Todas [de rancho a fazenda] referem-se a propriedades rurais e a principal diferença entre elas são as dimensões. Todas têm geralmente uma ou mais casas..." O que pode ter uma ou mais casas é a terra.
    – Jacinto
    Oct 2, 2015 at 11:30
  • 1
    Rancho é a propriedade; o terreno e a morada. Caso não exista nenhuma contrução, é simplesmente um terreno e não um rancho.
    – Centaurus
    Oct 2, 2015 at 16:46
  • @JorgeB e Centaurus: Precisamos de um esclarecimento adicional. Eu e o Jorge concordamos que qualquer das casas neste mapa e neste outro e também neste é uma casa na aldeia. Agora discordamos é se elas poderiam ser consideradas chácaras. Creio que rancho está fora de quesão. Podes esclarecer-nos?
    – Jacinto
    Oct 5, 2015 at 16:35

2 Answers 2

2

Um propriedade do tipo de uma fazenda brasileira seria no Alentejo uma herdade e no resto de Portugal uma quinta. E com a ajuda do conhecimento local, sítio corresponderá a quinta ou granja (conceitos muito elásticos); e uma chácara a um casal. E rancho corresponde quanto muito a casal. Mas isto são tudo instituições moldadas pelas histórias dos respetivos países e até regiões, e as equivalências são provavelmente imperfeitas. Portanto eu preferiria chamar a cada propriedade o nome que faz parte da sua história: não chamaria quinta a uma herdade alentejana, nem herdade a uma fazenda brasileira, nem fazenda a um quinta nas margens do rio Douro.

Embora fazenda no caso da quinta não fosse completamente despropositado porque fazenda pode designar em Portuga simplesmente um terreno cultivado. Os agricultores tipicamente vivem numa aldeia e cultivam os seus terrenos espalhadas em volta. Na zona onde cresci, a maioria dos terrenos tinham entre meio e dois hectares e distavam até um ou dois quilómetros da aldeia. Há aldeias mais ou menos de dois em dois quilómetros.

Por vezes, uma família decide construir e mudar-se para uma casa num dos seus terrenos fora da aldeia. A casa e o terreno passam a chamar-se casal. Por vezes há casais próximos uns dos outros; os filhos das primeiras famílias crescem e constroem casas para si ao lado da dos pais, e forma-se outra aldeia, tipicamente com nomes como Casais de Santo António, Casais Brancos, etc. Não me parece que casal seja equivalente a rancho: a casa é normal como as da aldeia, e atualmente tem todas as comodidades modernas. O conceito brasileiro mais próximo talvez seja chácara. Talvez a caraterística distintiva é que é uma família que explora a sua terra tipicamente sem recurso a trabalhadores contratados. Casal vem no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa e é usado na zona onde cresci, uns 50 km a norte de Lisboa, com este significado. Não sei se o é em todo país, nomeadamente no noroeste, onde a população rural tende mais do que no resto do país a viver no que eu chamaria casais. A única indicação que encontrei de que casal tem aí o mesmo significado é a existências de várias quintas com nomes como Quinta do Casal disto ou daquilo, o que sugere que um terreno foi primeiro considerado um casal, e depois adquiriu o estatuto de quinta.

Uma quinta pode ser pouco mais que um casal, mas há quintas que são muito mais, suficientemente grandes para empregarem vários trabalhadores assalariados, e até permitir ao proprietário não trabalhar na sua exploração. Neste caso terá tipicamente casas para pelo menos alguns dos trabalhadores, e a casa do proprietário poderá ir até a um pequeno palacete. Depois há a granja, que é o mesmo que quinta, mas é menos usado. Quinta é também usado para designar uma propriedade de lazer com casa rodeada de um grande jardim ou parque mas sem qualquer atividade agrícola. A casa pode chegar a isto. Atualmente a palavra quinta está ser aproveitada pelo marketing para praticamente qualquer casa com um bocadito de terreno.

A herdade é muito maior que a quinta. Tipicamente de uma centena a milhares de hectares. A maior de que tenho conhecimento tem quinze mil hectares. Algumas chegam ou chegaram a incluir uma aldeia com escola primária. Herdade é um nome usado só para propriedades no Alentejo e sul do Ribatejo, onde as propriedades são maiores e a densidade populacional menor que no resto do país. Portanto não sei se a distinção entre algumas quintas maiores e herdade não é meramente regional. Não sei se quinta é comumente usado no Alentejo. Ao palacete do proprietário e construções próximas chama-se monte, e por vezes usa-se monte para designar a propriedade toda.

10
  • Uma "herdade" certamente seria chamada de "fazenda" aqui no Brasil. As maiores quintas seriam também "fazendas". Acredito que as menores quintas seriam sítios e os casais seriam chácaras. Mas aqui no Brasil nem sempre a nomenclatura é respeitada. Frequentemente dizem "comprei um sítio em Itaipava" e, na verdade, trata-se de uma chácara pequena. Ou então "Vou passar as férias na fazenda do meu tio", e trata-se de um sítio.
    – Centaurus
    Oct 3, 2015 at 17:23
  • Quinta em Portugal é um conceito muito elástico. Por isso admiti que houvessem chácaras parecidas com as nossas quintas, mas teríamos que ignorar o limite dos 5.000 m2. Mesmo os casais tendem a ser maiores que isso, e têm por referência uma aldeia e não uma cidade. (Eu ia à matança do porco no casal da minha ti Marilena, separado da minha aldeia por uns 500m de pomares e vinhas). Mas revi o texto de acordo com a informação local.
    – Jacinto
    Oct 3, 2015 at 19:14
  • Nunca tinha ouvido falar em casal sequer. Aqui no norte usa-se casa de campo ou casa no campo..
    – Jorge B.
    Oct 5, 2015 at 9:49
  • 1
    Quando me dizem que têm uma casa de campo eu fico a achar que tem uma casa com terreno mas com o propósito de passar férias. Quando me dizem que têm uma casa na aldeia ou casa no campo faz-me lembrar uma casa normal com terreno. Quando me dizem que têm uma quinta fico com a ideia de uma grande casa com um grande terreno onde se cultivam variadas coisas e/ou animais. As herdades fazem-me lembrar daquelas "quintas" gigantescas do Alentejo.
    – Jorge B.
    Oct 5, 2015 at 12:39
  • 1
    @ANeves Eu acabei de ler Os Fidalgos da Casa Mourisca do Júlio Dinis, cuja ação se passa algures entre Douro e Minho, e há referências a casais que são partes de propriedades senhoriais maiores, que estão entregues a uma família e têm uma casa.
    – Jacinto
    Apr 19, 2016 at 11:26
5

Em Português de Portugal o mais próximo das definições que consigo arranjar é:

• Casa no campo/Casa na aldeia/Casa rural

Claro que estas opções, dependendo do contexto, podem ter outros significados. Mas as três indicam, normalmente, uma casa com terreno fora da cidade. Dificilmente uma casa na aldeia não tem terreno, mas pode acontecer.

- Ele vive numa casa na aldeia no meio do nada, e não na cidade

- Ele tem uma casa no campo e eu tenho na cidade.

• Casa de campo

Propriedade usada para passar fins de semanas, dá sempre a ideia de ter terreno associado. Neste caso dá a ideia que é uma pessoa com algum dinheiro para ter uma casa de campo. É o equivalente a ter uma casa na praia.

- Eu tenho uma casa de campo, no norte, que é uma maravilha para passar uns fins de semana.

• Quinta

Com certeza é a mais usada para as 2 últimas opções. Temos quintas para fazer casamentos e todo o tipo de festas, quintas luxuosas das pessoas mais abastadas e quintas de gente mais pobre também onde o principal negocio é a agricultura, cada vez menos essas.

quin·ta

1. Terreno de semeadura com horta e árvores, murado ou cercado de sebes, e que tem geralmente casa de habitação.

2. Casa de campo.

"quinta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/quinta [consultado em 02-10-2015]. **

• Herdade

Mais usada no sul de Portugal, mas dá sempre a ideia de ter uma dimensão maior do que uma quinta, talvez porque, no sul as propriedade são muito maiores.

her·da·de

Grande propriedade rústica geralmente composta de montado e terras de semeadura; quinta.

"herdade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/herdade [consultado em 02-10-2015].

11
  • Uma casa na aldeia no meio do nada? Uma casa na aldeia está junto a outras casas! Não corresponde a nenhuma das coisas na pergunta. E casa rural parece-me muito ambíguo.
    – Jacinto
    Oct 2, 2015 at 11:01
  • @Jacinto foi o mais próximo que consegui arranjar. Bem sei que são as duas um bocado ambíguas, mas quando eu me quero referir a uma pequena propriedade rural, bem simples, onde moram pessoas do campo. costumo usar uma casa na aldeia ou uma casa rural. Uma casa na aldeia não tem de ter casas por perto. Eu tenho uma casa na aldeia que não tem casas no raio de 500 metros. Só terrenos agrícolas.
    – Jorge B.
    Oct 2, 2015 at 11:15
  • Na maior parte do país, não se pode dizer que uma casa na aldeia tenha terreno: vê esta aldeia ou outras em redor: muitas nem jardim têm. Mesmo no noroeste vê esta aldeia ou esta outra. Há muitas que só têm um bcadinho de relavado; outras nem isso.
    – Jacinto
    Oct 5, 2015 at 13:28
  • @Jacinto nesses exemplos que me deste vê as fotos abaixo. Repara que quase todas as casas das fotos têm terreno. Ora repara bem.
    – Jorge B.
    Oct 5, 2015 at 13:33
  • 1
    @Jacinto concordo com o Jorge que estás a ser literal demais. Na minha experiência, numa aldeia há espaço para se poder ter um terreno em volta da casa, e por isso muitas das casas têm de facto um terreno em volta, maior ou menor. (Serão diferenças norte-sul?) Algumas não, outras sim. Podendo, têm-no; e normalmente podem, porque não há a falta de espaço que há nas cidades e vilas. Depois, há tipicamente casas mais fora do núcleo da aldeia, que têm progressivamente mais e mais terreno. Normalmente espalhadas ao longo da estrada que atravessa pela aldeia.
    – ANeves
    Apr 19, 2016 at 9:33

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.