6

Exemplo:

• "Pensei que ele tivesse morrido."
  • "Nâo, está vivinho da Silva."
10
  • 3
    Usa-se? Não fazia ideia.
    – Jorge B.
    Sep 30, 2015 at 13:49
  • 1
    Eu também não. Mas vi escrito na pergunta sobre "saber" e perguntei porque. Foi sugerido que eu postasse como pergunta.
    – Centaurus
    Sep 30, 2015 at 14:00
  • Esta expressão idiomática significa o que exactamente? Se é uma brincadeira de palavras, construindo um nome inventado, seria então "Vivinho da Silva"?
    – Dan Getz
    Sep 30, 2015 at 14:18
  • 2
    Então me parece que está senda usada como sobrenome sim: que quer dizer que a pessoa é tão vivo que seria a personificação de ser vivo, vida em pessoa. Eu podia escrever uma resposta, ma seria só suposição porque até hoje não conheci esta expressão.
    – Dan Getz
    Sep 30, 2015 at 14:37
  • 1
    @todos É de uso corrente no Brasil, embora já não tanto quanto no século passado.
    – Centaurus
    Sep 30, 2015 at 22:23

1 Answer 1

4

É verdade que se usa letra maiúscula na expressão idiomática da Silva, mas apenas no sentido muito restrito e especioso de haver quem tenha escrito assim, nomeadamente eu nesta resposta.

Agora, no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, a expressão aparece com minúscula:

da silva, locução adverbial popular, inteiramente; completamente.

E possivelmente, em expressões como vivinho da silva ou mortinho da silva, eu teria escrito com minúscula também. Digo possivelmente porque não lembro de ter escrito ou lido a expressão antes.

A explicação para o meu uso da maiúscula é a seguinte. A pergunta a que eu respondi é se o uso do verbo saber de ter sabor (não saber de ter conhecimento) é habitual em Portugal. E eu respondi normalíssimo da Silva porque o que me veio à cabeça foi mesmo o sobrenome. Ou seja, saber de ter sabor é em Portugal tão normal como o sobrenome Silva. E vou manter: se necessário alego liberdade artística.

Agora não faço ideia se a expressão da silva tem origem no sobrenome ou na planta. O DACL inclui da silva dentro do verbete silva (que não inclui o sobrenome) e indica o latim silva, que significa floresta, como a origem de tudo. Mas o DACL não é o melhor dicionário para consultar etimologia. Mas de qualquer modo. não sei se a origem no sobrenome Silva justificaria a maiúscula.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.