Exemplo:
- "Pensei que ele tivesse morrido."
- "Nâo, está vivinho da Silva."
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityExemplo:
É verdade que se usa letra maiúscula na expressão idiomática da Silva, mas apenas no sentido muito restrito e especioso de haver quem tenha escrito assim, nomeadamente eu nesta resposta.
Agora, no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, a expressão aparece com minúscula:
da silva, locução adverbial popular, inteiramente; completamente.
E possivelmente, em expressões como vivinho da silva ou mortinho da silva, eu teria escrito com minúscula também. Digo possivelmente porque não lembro de ter escrito ou lido a expressão antes.
A explicação para o meu uso da maiúscula é a seguinte. A pergunta a que eu respondi é se o uso do verbo saber de ter sabor (não saber de ter conhecimento) é habitual em Portugal. E eu respondi normalíssimo da Silva porque o que me veio à cabeça foi mesmo o sobrenome. Ou seja, saber de ter sabor é em Portugal tão normal como o sobrenome Silva. E vou manter: se necessário alego liberdade artística.
Agora não faço ideia se a expressão da silva tem origem no sobrenome ou na planta. O DACL inclui da silva dentro do verbete silva (que não inclui o sobrenome) e indica o latim silva, que significa floresta, como a origem de tudo. Mas o DACL não é o melhor dicionário para consultar etimologia. Mas de qualquer modo. não sei se a origem no sobrenome Silva justificaria a maiúscula.