11

Esta dúvida surgiu-me a partir dos exemplos

(a) Um terço das mulheres presentes está grávido.

(b) Um terço das mulheres presentes estão grávidas.

Estes exemplos foram discutidos nas respostas à pergunta: a maior parte concorda, concordamos ou concordam? Os dois exemplos anteriores são geralmente aceites pelo gramáticos: (a) é um exemplo de concordância gramatical (geralmente o preferido), (b), de concordância atrativa ou siléptica (são dois tipos de concordância diferentes, que naquele exemplo coincidem no resultado). Quando apresentei o exemplo (a) a dois colegas, eles imediatamente disseram que era:

(c) Um terço das mulheres está grávida.

Ora o problema é que esta frase, não me soando mal, é uma salgalhada de concordâncias: o verbo concorda com terço, enquanto o adjetivo concorda com terço no número, mas com mulheres no género.

Entretanto descobri este artigo no Ciberdúvidas que:

Aceita um terço das portuguesas é iletrado.
Aceita um terço das portuguesas são iletradas.
Rejeita um terço das portuguesas é iletrada.

Ou seja, rejeita uma estrutura equivalente à que propus para discussão. Mas como o Ciberdúvidas não é Deus, eu mantenho a pergunta aberta: é aceitável, correto, até mesmo recomendável face às alternativas, dizer "um terço das mulheres presentes está gravida?"

3
  • 3
    [Off] Acho que não. Parece que sou a única mulher presente e nem estou grávida.
    – carla
    Sep 23, 2015 at 21:43
  • Lol, fizeste-me engasgar! Nem sequer um terço grávida? Ou grávido? Andamos todos um bocado baralhados.
    – Jacinto
    Sep 23, 2015 at 22:20
  • Nem sequer um terço. :)
    – carla
    Sep 24, 2015 at 2:14

2 Answers 2

5

Versão correta:

Um terço das mulheres estão grávidas.

Porquê? Vejamos:

1: a concordância do verbo não pode ser com o quantificador

(Quantificador?...)

Um terço das mulheres está grávido? Os terços não engravidam...

2: O adjetivo só pode fazer concordância com um substantivo

(Ou com um pronome, que substitui o substantivo.)

Por definição, um adjetivo junta-se ao substantivo para o qualificar.
Logicamente, faz concordância com ele.

Não faz concordância com verbos, nem nenhuma outra coisa.

Eis um exemplo com 3 adjetivos a fazer concordância cada um com o seu substantivo - sujeito, objeto direto, objeto indireto:

O macaco maroto atirou três poios pesados aos indivíduos incrédulos.

3: Alternativamente, percebamos por analogia

Manipulemos a frase à procura de alternativas dela, que nos permitam tirar conclusões sobre como fazer a concordância:

  • 1 mulher está grávida - parece-me um exemplo que não levanta dúvidas;
  • 1 homem está grávido - exemplo simples;
  • 2 mulheres estão grávidas - a concordância mantém-se igual;
  • todas as mulheres estão grávidas;
  • 100% das mulheres estão grávidas;
  • 33% das mulheres estão grávidas;
  • Um terço das mulheres estão grávidas.

Chego à conclusão que a concordância é feita com o sujeito.
Bom, com as sujeitas; que os homens não engravidam.

7
  • 1
    A tua resposta é uma apologia da concordância siléptica: um terço das mulheres são na realidade várias mulheres, logo... Mas o sujeito gramatical da frase não é "as mulheres", é "um terço das mulheres," masculino singular, e a concordância gramatical, geralmente a preferida pelos gramáticos, leva a "(...) está grávido." Vê link na pergunta.
    – Jacinto
    Sep 22, 2015 at 8:04
  • 1
    Percebi, no geral, e fiquei um pouco confuso. Agora é demasiado de manhã, vou reler mais tarde.
    – ANeves
    Sep 22, 2015 at 9:34
  • As concordâncias são tramadas. Eu já tinha dado de barato que está grávido e estão grávidas estão ambos corretos (eu também prefiro o último), a minha questão é se está gravida, que mistura as duas concordâncias no grávida também está.
    – Jacinto
    Sep 22, 2015 at 10:13
  • Não li a pergunta com atenção; não percebi que essa era a pergunta - a minha resposta não responde, então! (Só indireta e acidentalmente.)
    – ANeves
    Sep 22, 2015 at 10:50
  • 2
    Eu mandei-lhes a minha pergunta.Vê só como eles conseguiram não lhe responder!
    – Jacinto
    Oct 13, 2015 at 18:34
3

Diria que sim. A frase não me soa muito mal (mas soa pior do que "estão grávidas").

Gramaticalmente, o assunto não parece pacífico. Esta resposta do Ciberdúvidas refere-se a este fenómeno como havendo concordância parcial (ou atrativa) para um aspeto e concordância global para outro:

Note-se que alguns autores admitem que a concordância atractiva possa ocorrer apenas quanto ao género ou quanto ao número, podendo acontecer na mesma frase concordância parcial quanto a um aspecto, e global quanto a outro.

[...]

Se, todavia, quiser optar por uma concordância global em número e atractiva ou parcial em género, saiba que tem autores, como por exemplo Napoleão Mendes de Almeida na sua Gramática Metódica da Língua Portuguesa, p. 457, que referem essa possibilidade.

Este tipo de concordância atrativa parece menos favorecido se usarmos um adjetivo que não é tão tipicamente usado no feminino:

Um terço das mulheres está satisfeita.

Menos se não se tratar de pessoas:

Um terço das cadeiras está partida.

E ainda pior se trocarmos os géneros na expressão partitiva:

Metade dos homens está satisfeito.

5
  • Concordância global é o mesmo que gramatical (com o sujeito gramatical)? Esse deve ser o artigo que discute um sujeito que é uma lista de nomes, creio?
    – Jacinto
    Sep 22, 2015 at 13:46
  • @Jacinto Certo. Eu pus o link para o artigo, mas tu aparentemente já os conheces todos :p
    – Artefacto
    Sep 22, 2015 at 16:12
  • Eu referencio este artigo na resposta à tua pergunta (Plebe e Leonor). Uma lista de nomes é diferente de expressão partitiva + substantivo plural. Ainda assim, eu inclino-me a transpor o que eles dizem num caso para o outro. Contudo se dissermos das mulheres presentes, um terço... a concordância atrativa dá o mesmo que a global (ou gramatical). A siléptica (em género e número) é que continua a dar grávidas. Mas imagino que o que eles dizem para a global e atrativa possa ser válido para a global e siléptica.
    – Jacinto
    Sep 22, 2015 at 16:30
  • Descobri mais um artigo relevante no ciberdúvidas, que inclui na pergunta. Talvez queiras ver.
    – Jacinto
    Oct 13, 2015 at 18:30
  • Eu mandei-lhes a minha pergunta.Vê só como eles conseguiram não lhe responder!
    – Jacinto
    Oct 13, 2015 at 18:34

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.