7

A única vez em que ouvi essa expressão foi na música "um craveiro numa água-furtada, cheira bem, cheira a Lisboa..." Em ptBR nunca ouvi ninguem falar. Água-furtada, se entendido literalmente soa como "uma água roubada", mas percebi imediatamente que o significado era outro. Procurei a palavra em alguns dicionários online e fiquei mais confuso ainda porque encontrei as seguintes definições:

• "água-furtada" — Vão entre as tesouras do telhado. Ângulo do telhado por onde correm as águas pluviais. Espécie de sótão. É uma parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada delimitada pelo encontro de duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, é para onde convergem as águas que caem sobre o telhado, por este motivo, também é conhecido por calha ou “rincão”. Colégio de Arquitetos

• águas-furtadas — Último andar de um edifício, entre o telhado e o penúltimo andar, quando as janelas deitam sobre o telhado, geralmente com tetos inclinados. Priberam

• "água-furtada" — Vão entre as tesouras do telhado. Ângulo do telhado por onde correm as água pluviais. Dicionário Eng. Civil

• "água-furtada" — Parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada delimitada pelo encontro de duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, é para onde convergem as águas que caem sobre o telhado, por este motivo, também é conhecido por calha ou "rincão". Wikipedia

Afinal, o que vem a ser "um craveiro numa água-furtada"?

4
  • A definição do Priberam tem uma boa foto explicativa.
    – ANeves
    Sep 19, 2015 at 18:13
  • @ANeves Não naquilo que aparece aqui para mim online. veja priberam.pt/dlpo/%C3%A1guas-furtadas
    – Centaurus
    Sep 19, 2015 at 19:24
  • 1
    A mim não aparece nada. Mas googlando águas furtadas, imagens, aparecem montes delas. O edifício da Praça Imperial do Rio de Janeiro é um edifício oficial, nobre. As águas furtadas são mais comuns em prédios residenciais.
    – Jacinto
    Sep 19, 2015 at 20:05
  • @Centaurus sim, tem um link pequeno para priberam.pt/dlpo/images/dplp/%C3%A1guas-furtadas.jpg - com o ícone de uma máquina fotográfica, no fim da frase de definição (depois de "tectos inclinados" [sic]). Pelo menos para mim.
    – ANeves
    Sep 20, 2015 at 3:25

2 Answers 2

5

Pudera! com essas definições até eu desaprendia o que são águas furtadas. As águas-furtadas da canção (substantivo plural, o “água-furtada” da canção é fora da norma) são um espaço de habitação — apartamento independente ou parte de casa — imediatamente abaixo do telhado, e por isso com teto inclinado; por vezes as paredes são também inclinadas. Um nome equivalente mas menos comum em Portugal é mansarda. Como duas imagens valem mais que duas mil palavras:

Águas-furtadas

enter image description here Águas-furtadas vistas de dentro

Edifícios com águas-furtadas em Vila Real de Santo António, Algarve Águas-furtadas vistas de fora (Vila Real de Santo António, Algarve)

No modelo tradicional, as janelas são salientes — deitam sobre o telhado, na linguagem do Priberam — tal como nas duas fotos acima. O “craveiro numa água-furtada” da canção estaria num vaso no parapeito da janela ou pendurado imediatamente abaixo, muito ao gosto dos bairros populares de Lisboa.

O outro significado, ângulo reentrante formado pelo encontro de duas águas (superfícies planas) de um telhado, por onde correm as águas da chuva, não o conhecia, e ao que parece é termo oficial no Brasil também, pois aparece com foto neste site brasileiro.

6
  • E já agora, no Brasil são?
    – Jacinto
    Sep 19, 2015 at 17:03
  • Não sei. Nunca soube que essas estruturas tivessem um nome. Talvez alguem aqui saiba. Já as vi mas não são muito comuns por aqui. As casas da foto são exemplos de que estilo? Pombalino?
    – Centaurus
    Sep 19, 2015 at 19:34
  • Pombalino, exatamente. É em Vila Real de Santo António, cidade mandada construir pelo próprio Marquês.
    – Jacinto
    Sep 19, 2015 at 19:35
  • Temos muitas construções em estilo Pombalino, mas sem as águas furtadas. Aquelas pequenas sacadas, chamamos mesmo de "sacadas". Quando são bem grandes, com vários metros quadrados e com teto, chamamos de varanda ou varandão.
    – Centaurus
    Sep 19, 2015 at 19:38
  • Em Portugal são muito comuns, deves estar lembrado.
    – Jacinto
    Sep 19, 2015 at 19:39
-2

Estão todos errados ! Água-Furtada ( vivem em águas-furtadas ) significa sótão, normalmente com teto inclinado pelo telhado !!!

19
  • Então a Amália Rodrigues cantou sobre um craveiro no sótão!
    – Jacinto
    Aug 19, 2019 at 11:16
  • 1
    "estão todos errados" além de não ser a forma mais educada de discordar com a resposta de outrem, carece de referências e links.
    – Centaurus
    Aug 19, 2019 at 13:16
  • @Centaurus, creio que o Paulo não leu ou não compreendeu a minha explicação nem a tua citação do Priberam ("todos errados" não deve ser só a minha resposta), que estão corretas. Não sei se sótão é comum no Brasil. Sótão pode ser águas-furtadas (dizem os dicionários), mas pelo menos aqui em Portugal tipicamente só partilha com as águas-furtadas o ficar imediatamente abaixo do telhado: sem janelas, acesso ao piso abaixo por alçapão e escada de mão, e quando é usado é para guardar velharias. As águas furtadas são um verdadeiro último piso para habitação, só que com tetos inclinados.
    – Jacinto
    Aug 19, 2019 at 14:25
  • @Jacinto Aqui no Rio de Janeiro moramos cada vez menos em casas e mais em apartamentos. A minha ideia de sótão é a de um andar próximo do telhado, de piso horizontal, com pouco acabamento, o teto costuma ser o próprio telhado,e onde os moradores guardam objetos de pouco uso e tralha velha, ou então não guardam nada. Meu primo, Tuga da gema, mora em uma casa de vila no Porto com um sótão que ele transformou em escritório. Eu chamei de sótão e ele pareceu não discordar quanto ao nome.
    – Centaurus
    Aug 19, 2019 at 22:27
  • 1
    @Centaurus, sim, é basicamente isso; não interessa se a janela é projetada ou não (sim, as projetadas são mais charmosas). É claro que quando quando constróis uma casa com águas furtadas de raiz, vais ter alguns cuidados que não seriam necessários se aquilo fosse só um sótão: pé direito suficientemente alto para não andares às cabeçadas no telhado, janelas, acesso por escadas normais, patamar e porta (para sótão bastaria um alçapão).
    – Jacinto
    Aug 20, 2019 at 17:04

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.