4

Esta frase não me soa bem, mas não consigo explicar porquê. Eu diria:

Estas são as primeiras perguntas que temos que fazer a nós próprios.

A seguinte também não me parece possível:

*Estas são as primeiras perguntas que temos que fazer-nos a nós próprios.

Por outro lado, se não for reflexivo:

Estas são as primeiras perguntas que eles têm de fazer-nos.

Com outros verbos, não vejo nenhum problema:

A primeira coisa que temos de fazer é lavar-nos.
A primeira coisa que fizemos foi destruir-nos a nós mesmos.

Nestas construções, o pronome reflexo nos é mesmo obrigatório; a seguinte frase não é possível:

*A primeira coisa que fizemos foi destruir a nós mesmos.

A minha intuição está correta? Porque é que não posso usar o nos (ou pelo menos não devo) neste caso, quando noutras circunstâncias é obrigatório?

P.S.: preferia não entrar numa discussão ênclise vs. próclise; o leitor pode substituir mentalmente "fazer-nos" por "nos fazer" se preferir.

4
  • good question. I'd like to hear what grammarians have to say about it.
    – Centaurus
    Sep 15, 2015 at 23:14
  • Também gostei. Senão não teria respondido. Mas não posso votar: hoje esgotei os meus votos.
    – Jacinto
    Sep 15, 2015 at 23:28
  • O teu P.S. não faz sentido: podes usar o nos, só que no lugar certo. Num dos exemplos o nos é redundante, mas essa redundância está legitimada pelo uso.
    – Jacinto
    Sep 15, 2015 at 23:37
  • @Jacinto És capaz de ter razão. Vou então rasurá-lo.
    – Artefacto
    Sep 15, 2015 at 23:43

2 Answers 2

2

A frase do título não soa bem e não é gramatical, por causa do que fazer-nos: a conjunção que pede a próclise. A alternativa gramatical mais próxima é pois:

(1) Estas são as primeiras perguntas que temos que nos fazer.

A segunda já está bem:

(2) Estas são as primeiras perguntas que temos que fazer a nós próprios.

A terceira está mal pela razão anterior, a conjunção que pede a próclise:

(3) Estas são as primeiras perguntas que temos que nos fazer a nós próprios.

É claro que nos + nós próprios é um pleonasmo, mas é pleonasmo legítimo usado para enfatizar o objeto de fazer. Agora as alternativas (1) e (3) são extremas: a (1) é a que dá menos ênfase ao objeto, a (3) a que dá mais.

Na quarta também me parece melhor com a próclise, mas estou menos seguro:

(4) Estas são as primeiras perguntas que eles têm de nos fazer.

Nos exemplos seguintes, a razão de não haver problema não é os verbos serem diferentes, é que já lá não temos o que nem qualquer outra coisa a pedir a próclise. Consideremos os seguintes exemplos, que usam lavar e destruir em construções idênticas à do título da pergunta:

(5) A primeira coisa que nos disseram foi que temos que lavar-nos

(6) A primeira coisa que nos disseram foi que temos que destruir-nos

Temos o mesmo problema de novo. E para o corrigir baste de novo passas da ênclise para a próclise:

(5a) A primeira coisa que nos disseram foi que temos que nos lavar

(6a) A primeira coisa que nos disseram foi que temos que nos destruir

A última frase da pergunta está incorreta por causa de destruir a nós mesmos: destruir pede um objeto direto: nós destruímos uma casa, não destruímos a uma casa. O mesmo se passa com lavar.

7
  • Peço desculpa só o feito depois de colocar a pergunta, mas entretanto editei-a a deixar claro que não me queria focar na questão da posição do clítico, que de resto é discutível (sim, a próclise é aqui mais comum mas apenas 4x no CETEMPúblico para ter de/que fazer).
    – Artefacto
    Sep 15, 2015 at 23:29
  • Bem, talvez haja outra forma de as corrigir, mas eu prefiro a via mais simples. Acho que as minhas frases estão todas corretas.
    – Jacinto
    Sep 15, 2015 at 23:33
  • Ah OK, então concluo que não achas nada de errado com "as perguntas que temos de nos fazer"? É de facto possível que tenha sido isso a levar-me a pensar que havia algo de errado com a frase.
    – Artefacto
    Sep 15, 2015 at 23:41
  • Eu não vejo nada de errado com ela.
    – Jacinto
    Sep 15, 2015 at 23:43
  • 1
    Acho que a posição do pronome é de facto parte do problema, mas não todo. "perguntas que temos que nos fazer" parece-me já aceitável, mas não tão bom como "que fazer a nós próprios". Ainda pior: "perguntas que ele tem de se fazer". Em todo o caso, isso levou-me a procurar respostas no sítio errado, porque "nos" é objeto indireto nas 1as frases e direto nas 2as. A razão pq se pode omitir "nos" com fazer é porque o objeto indireto pede preposição, mas o direto em geral só é preposicionado se for usado de pleonasticamente (entre outras exceções que não vêm ao caso).
    – Artefacto
    Sep 16, 2015 at 7:00
2

Esta está correta:

Estas são as primeiras perguntas que temos que fazer a nós próprios.

A transitividade de "fazer", neste caso, é a mesma que a do verbo "perguntar", ou seja, pede um objeto indireto. Já esta:

Estas são as primeiras perguntas que temos que fazer-nos a nós próprios.

A transitividade está repetida, tanto pelo sufixo "-nos" quanto por "a nós próprios". Portanto, está incorreta.

Estas são as primeiras perguntas que eles têm de fazer-nos.

Esta está correta, com ressalvas. O sufixo realiza a função de objeto direto ("a nós"), embora aqui o uso de ênclise seja desencorajado. Uma forma mais gramaticalmente correta seria:

Estas são as primeiras perguntas que eles têm de nos fazer.

Já estas estão ambas gramaticalmente incorretas, ou corretas com ressalvas:

A primeira coisa que temos de fazer é lavar-nos.

A primeira coisa que fizemos foi destruir-nos a nós mesmos.

Reescritas corretamente, seria:

A primeira coisa que temos de fazer é nos lavar.

A primeira coisa que fizemos foi destruir a nós mesmos.

4
  • Questão da posição do clítico à parte, não concordo com esta resposta. Não tem que ver com a repetição, "destruir-nos a nós mesmos" está com certeza correto (e posso arranjar fontes se quiseres). No entanto, tocaste num ponto que deve ser importante: na frase original, "a nós póprios" é complemento indireto, mas nas outras é direto.
    – Artefacto
    Sep 15, 2015 at 23:26
  • Bom, então fico no aguardo de suas fontes. O emprego do sufixo + objeto indireto é pleonástico, a meu ver. Sep 15, 2015 at 23:32
  • @Artefacto É pleonasmo, mas aceite. Vejam este engarnarmo-nos a nós próprios tido por corretíssimo.
    – Jacinto
    Sep 15, 2015 at 23:59
  • @CiganoMorrisonMendez Não só é aceite como por vezes é necessário para desfazer ambiguades. Por exemplo, "Como são idênticas as formas do pronome recíproco e do reflexivo, pode haver ambiguidade com um sujeito plural. [...] Costuma remover-se a dúvida fazendo-se acompanhar tais pronomes de espressões reforçativas especiais. Assim: a) para marcar expressamente a acção rereflexiva, acrescenta-se-lhes, conforme a pessoa a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, etc.: Joaquim e António enganaram-se a si mesmos" (Breve Gramática do Português Comtemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra.
    – Artefacto
    Sep 16, 2015 at 6:43

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.