4

I was listening to a traditional Portuguese song ("Uma Casa Portuguesa") when I heard the words "uvas doiradas". Then I remembered that during my visits to Portugal I had heard similar vowel changes in other words such as "touros" and "louras" In Brazil I've never heard anyone say "toiros" or "doiradas". "Loiras" is not unusual and you may hear it, though. In Portugal I've heard both forms, "ou" and "oi", and I wonder whether one of them is more prevalent?

EM PORTUGUÊS

Estava eu a ouvir (como bom brasileiro eu deveria dizer que "estava ouvindo") "Uma Casa Portuguesa", quando chamou-me a atenção os "dois cachos de uvas doiradas". Lembrei-me então de trocas vocálicas semelhantes: louras x loiras, touros x toiros, e douradas x doiradas. No Brasil nunca ouvi alguém falar "toiros" ou "doiradas". Já "loiras" é falado por aqui, embora "louras" seja mais frequente. Em Portugal já ouvi as duas formas: "ou" e "oi". Qual a mais usada em Portugal?

0

1 Answer 1

4

Parece que o grupo oi em palavras com etimologia ou surgiu da fala dos judeus em Portugal e fica mais ou menos comum segundo região, por exemplo em Trás-os-Montes é mais comum ouvir oi.

Lembro que num dos meus livros sobre a poesia de Castro Alves, um poeta brasileiro, dizia que ele usava as formas de «aquele» então contemporâneas europeias (é do século XIX). Como diz o sítio ligado, as formas alternavam-se num período após o descobrimento do Brasil, por isso, provavelmente teria sido mais difícil a incorporação da mudança na fala dos brasileiros, sobretudo se mesmo para os portugueses a pronúncia nunca chegou a ser o standard.

3
  • 3
    Related?
    – tchrist
    Sep 14, 2015 at 1:43
  • Corrigi estándar porque não conheço a palavra nem a encontrei no dicionário. Sabe-me dizer se existe * estándar*?
    – Jorge B.
    Sep 14, 2015 at 15:01
  • 1
    @JorgeB. Os problemas de falar três línguas muito parecidas... Estándar existe no castelhano e no asturiano, mas no português não. Imagino que seria melhor com padrão ou geral. Sep 14, 2015 at 16:08

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.