5

É comum se ver "amígdala" mas é comum se ouvir "amídala", e provavelmente por causa disso, "amídala" é também visto.

Algumas dessas duas está errada? É alguma variação de dialeto? Sinônimos?

2 Answers 2

6

Interessante a sua pergunta, Bruno. Como brasileiro, respondo que as duas formas são aceitas aqui. Na forma escrita vejo "amígdalas" bem mais frequentemente do que "amídalas". Já na língua falada, raramente ouço o "g" ser pronunciado.

Sua pergunta, por outro lado, me fez perceber algo estranho: como médico que sou (quando não estou aqui no SE) eu escrevo "amígdalas" e não pronuncio o "g". Mas, talvez incoerentemente, não só escrevo como também pronuncio o "g" em amigdalite e amigdalectomia. E nunca havia percebido isso.

5

O dicionário Priberam indica que a grafia amídala é usada unicamente no português do Brasil, e acrescenta que neste caso, ambas as grafias são usadas (amígdala e amídala) para referir o mesmo conceito: as glândulas situadas na parte de trás da garganta.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.