12

Existe alguma regra geral para quando dizer "X ponto" ou "X pontos" quando X < 2?

Por exemplo, se alguém faz uma pontuação de X = 0.5 em um jogo, pode-se dizer tanto que a pessoa fez "meio ponto" quanto "zero ponto cinco ponto(s?)". Nesse último caso, o plural é necessário, opcional ou incorreto?

Tenho a mesma dúvida para X = 0, 0.1, 1.1 e 1.5.

(OBS.: Sei que o padrão na língua portuguesa é usar "," como separador decimal, mas estou usando "." porque acho mais fácil de ler.)

1 Answer 1

17

Em português de Portugal, usa-se o plural para qualquer número excepto 1.

Isso inclui o 0, números decimais no intervalo [0, 1) e no intervalo (1, 2].

Exemplos:

Eu coloquei 0 questões durante a entrevista.

Hoje, estão zero graus celsius.

Este ano, o governo gastou 1.6 milhões em educação.

Ontem andei 0.5 quilómetros.

No entanto, no português do Brasil, é preferido o uso do singular (segundo a minha pesquisa):

No Brasil, tal uso é mais raro, sendo geralmente considerado agramatical e preterido em favor do singular (ex.: zero grau, zero ponto, à zero hora, etc.), como aliás é aconselhado no Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo (3ª ed., S. Paulo, O Estado de S. Paulo, 1997 p. 313), de Eduardo Martins, e exemplificado no verbete zero do Dicionário Houaiss (Rio de Janeiro, Objetiva, 2001).

Assim sendo, na norma portuguesa, a leitura mais consensual de 0,25 mol parece ser zero vírgula vinte e cinco moles e a de 1,2 l um vírgula dois litros, enquanto na norma brasileira parece ser zero vírgula vinte e cinco mol e um vírgula dois litro, respectivamente.

3
  • 3
    Ótima resposta, bastante abrangente. Obrigado! :)
    – Alufat
    Commented Sep 9, 2015 at 13:28
  • Então, em Portugal, seria plural mesmo quando o número termina em 1? No caso, 0,1 milhões?
    – geekley
    Commented May 29, 2020 at 1:00
  • @geekley sim, é isso.
    – dcastro
    Commented May 29, 2020 at 11:02

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.