NOTA: A minha resposta inicial defendia que não se podia considerar errado, apresentando exemplos do CETEMPúblico. Essa análise deixou passar uma distinção importante entre os exemplos com próclise e com ênclise: os exemplos com ênclise são exemplos de frases coordenadas, em que porque é substituível por que. Isto torna-se mais evidente quando reparamos que os exemplos com ênclise incluem geralmente uma vírgula antes de porque. Assim, a minha resposta é que fi-lo porque qui-lo é agramatical; apenas fi-lo porque o quis está correto.
Segue-se a pesquisa no corpus da resposta original.
Fiz uma pesquisa no corpus CETEMPUBLICO por "porque" [pos="PERS" & temcagr="(ACC|DAT)"] [pos="V"]
com 2618 resultados. Este será o caso da próclise. No total, a distribuição de pronomes (primeira meia dúzia):
se 1325
lhe 321
o 304
lhes 163
a 150
e de tempo verbal:
presente do indicativo (PR_IND) 1419
perfeito do indicativo (PS_IND) 469
imperfeito do indicativo (IMPF_IND) 314
perfeito ou mais que perfeito (PS/MQP_IND) 166
imperfeito do conjuntivo (IMPF_SUBJ) 57
condicional (COND_IND) 40
presente do conjuntivo (PR_SUBJ) 38
infinitivo (INF) 37
Há alguns erros no corpus, por exemplo aqui temos um artigo e um nome, mas são identificadas como pronome e verbo:
Atitude basicamente budista em relação a todas as coisas da vida, porque as desagradáveis causam repulsa.
Por outro lado, para "porque" @[pos="V\+PERS.*"]
há ainda 187 resultados. Estamos portanto a falar de uma diferença significativa (1 ordem de grandeza), mas nada do outro mundo. Distribuição dos tempos:
se 82
me 33
o+lo 29
lhe 11
nos 9
a+la 6
as+las 4
lhes 3
os+los 2
presente do indicativo (PR_IND) 80
perfeito do indicativo (PS_IND) 38
infinitivo (INF) 35
imperfeito do indicativo (IMPF_IND) 16
Os exemplos não me chocam:
«Em Coimbra, não, porque recuso-me a entrar num curso onde a média de entrada é de 5 valores. "
E a história afinal é muito simples, porque trata-se simplesmente de ganhar dinheiro.
Até porque provocá-las, se não fosse na prática impossível, seria um precedente gravíssimo...
«É como se se saísse dum sonho, porque deixa-se uma zona muito inóspita, onde só há pedra e gelo, e...
«Nenhuma actriz se deve casar com um realizador porque arrisca-se a ser dirigida durante todos os segundos da sua vida, até em casa .
Em todo o caso, temos de convir que "fi-lo porque o quis" não tem nem de perto o mesmo impacto que "fi-lo porque qui-lo". A simetria e a brevidade/brusqueza é que lhe dão a força. Penso que terá sido isso, mais do que considerações gramaticais, que haverá passado (putativamente) pela cabeça do presidente.