3

Se tivermos uma pergunta como a seguinte:

É a aula muito difícil para ti?

Sei que é possível responder assim com objeto direto:

É-o para mim.

Igualmente, é possível responder assim com pronome indireto:

É-me difícil, sim.

Então, é possível responder assim?

É-mo, sim.

2
  • 3
    Oh joy! An emo question! :)
    – tchrist
    Sep 8, 2015 at 17:05
  • 1
    @tchrist Quer-me parecer que sabes qualquer coisa que não nos estás a contar!
    – Jacinto
    Sep 8, 2015 at 19:16

1 Answer 1

4

Em Portugal nós fazemo-lo:

Quando me devolves o livro? — Devolvo-to amanhã.

Já alguém lhe contou o que se passou? — Contei-lho eu hoje.

Fazes-me um favor? — Far-to-ei com prazer.

Com o nos ou vos + artigo é diferente:

Sei uma história interessantíssima! — Conta-no-la, vá lá! — Contar-vo-la-ei, tenham calma.

Para confirmar, escrevi isto no Word, e nem um milímetro de sublinhado vermelho!

Agora, nos exemplos acima, o e a representam substantivos ou expressões como o que se passou, enquanto no exemplo da pergunta, o representa o adjetivo difícil. Resta saber se também isto é gramatical. Eu terei que investigar isto melhor, mas para já arrisco que sim. Apesar de é-mo, sim não me soar bem, o exemplo abaixo é gramaticalmente idêntico e já me agrada. (É-mo, sim não me soa bem por ser ultrabreve e não se ganhar nada em relação a é-me difícil, sim.)

A aula foi difícil para ti? — Foi-mo, e de que maneira!

Agora, em conversa coloquial, o mais certo seria dizermos simplesmente, "Foi, e de que maneira!"

Tenho ideia que no Brasil (amigos brasileiros, pronunciai-vos!) estas contrações são menos usadas que em Portugal, o que uma única consulta a este Corpus do Portugês parece confirmar. Da pesquisa de é-me resultaram 57 ocorrências de autores portugueses e apenas duas de autores brasileiros! E as duas do princípio do século XX.

10
  • Sei que e possível quando se trata dum substantivo, mas não sabia se for possível quando o objeto é atributivo (ao menos, é o término usado em espanhol e asturiano para o pronome neutro usado para adjetivos com ser, não sei o seu equivalente no português) Sep 8, 2015 at 18:06
  • Referes-te a coisas como o teu exemplo, em que "o" representa "difícil"? Mesmo que soubesse os termos em português, provavelmente eu não os saberia!
    – Jacinto
    Sep 8, 2015 at 18:11
  • Refero-me sim. É sempre -o sem importância do género do substantivos ao que se aplica. O meu professor (brasileiro) disse que era impossível, mas mesmo dizia que ninguém diria é-me. Mas como vi várias vezes coisas como é-me, não sabia se houvesse uma restrição gramatical verdadeira, mera falta de uso popular mas compreensível, o se for muito comum. Sep 8, 2015 at 18:17
  • É-me difícil está definitivamente correto. Ninguém diria é-me será meramente um exagero dele, para dizer que, talvez especialmente no Brasil, é incomum? Parece-me que, na linguagem coloquial, os brasileiros usam menos estas contrações do que os portugueses.
    – Jacinto
    Sep 8, 2015 at 18:22
  • 1
    Num corpus do português encontrei 57 ocorrências de é-me em autores portugueses, e só dois em autores brasileiros, ambos do princípio do século XX.
    – Jacinto
    Sep 8, 2015 at 18:28

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.