11

Na frase abaixo, devemos usar o substantivo viagem ou o verbo viajem?

"Carreteiros em viajem" ou "Carreteiros em viagem" ?

Tem uma regra que diz que é para usar com a letra J quando é verbo, então nesse caso eu tenho um sujeito na terceira pessoa do plural (carreteiros) fazendo uma ação viajar ou em viajem. Seria o mesmo que dizer "Soldados em guerra" onde o em está ligando um verbo guerrear.

Gostaria de outras opiniões a respeito desse caso em específico.

12
  • 2
    Oi @JorgeB. o contexto é o seguinte: Tenho uma lista de motoristas que estão viajando,esses são motoristas de caminhões, os chamados "carreteiros" e no titulo desta lista eu Coloquei "Carreteiros em viajem" porque é uma ação que eles estão fazendo, mas falaram que esta errado a grafia, dai fiquei na dúvida Commented Sep 4, 2015 at 11:54
  • 5
    guerra não é uma forma do verbo guerrear, é um substantivo.
    – ANeves
    Commented Sep 4, 2015 at 12:46
  • 2
    @Centaurus O perguntador sabe que a flexão do verbo viajar viajem se escreve com j, e, imagino, que o substantivo viagem, com g, que é o que é tratado na outra pergunta. A sua dúvida, por muito curioso que possa parecer, é se a expressão correta é carreteiros em viagem (com em + substantivo) ou carreteiros em viajem (em + verbo). Portanto é uma questão diferente, mais de gramática do que ortografia. A outra questão é exclusivamente ortográfica.
    – Jacinto
    Commented Sep 6, 2015 at 9:45
  • 1
    @Jacinto Não entendo o uso de um verbo após a preposição "em". Carreteiros em viagem, turistas em trânsito, pedestres em circulação... não vejo como usar um tempo verbal em tal construção gramatical.
    – Centaurus
    Commented Sep 6, 2015 at 12:38
  • 3
    Esta pergunta está a ser discutida no meta: Is this question a duplicate?
    – Jorge B.
    Commented Sep 14, 2015 at 9:07

2 Answers 2

11

Definitivamente carreteiros em viagem. Viagem nessa frase é um substantivo, é a viagem que eles estão fazendo, e não uma forma do verbo viajar. O verbo poder-se-ia usar, por exemplo em espero que os carreteiros viajem bem.

É a mesma coisa com soldados em guerra. Guerra é um substantivo, é a guerra em que os soldados estão a combater. Com o verbo poderia ser os soldados guerreiam ou espero que os soldados guerreiem com coragem.

5
  • 1
    Ou seja, em soldados em guerra, "guerra" não é uma conjugação verbal, certo?
    – Jorge B.
    Commented Sep 4, 2015 at 12:20
  • 2
    Claro que não. Existe ele guerreia, eu guerreio, mas não ele guerra.
    – Jacinto
    Commented Sep 4, 2015 at 13:23
  • 2
    Obrigado, o que me confunde é que o verbo é a ação do sujeito, e o sujeito na frase é o carreteiro e a ação "parece" ser mas não é a tal da viagem, mas com o exemplo similar da guerra ficou bem claro agora, realmente não da p/ conjugar "eu guerra, ele guerra" Commented Sep 4, 2015 at 13:42
  • @SneepSNinjA A questão é que carreteiros em viagem não tem verbo. Vê na outra resposta. Para ter verbo teria de ser carreteiro estão em viagem (o verbo é estão) ou carreteiros andam em viagem (o verbo é andam). A viagem é a "coisa" onde os carreteiro estão, mesmo que não esteja lá o verbo estar. É muito difícil meter um em entre o sujeito e o verbo.
    – Jacinto
    Commented Sep 4, 2015 at 14:03
  • 2
    Sim agora entendi Commented Sep 4, 2015 at 14:06
9

A segunda forma.

Explicação: "viajem" é a terceira pessoa do conjuntivo (subjuntivo) do verbo viajar: que eles viajem. No exemplo, poderia ser "carreteiros viajam", no presente do indicativo, ou "carreteiros fazendo (ou a fazer) uma viagem", usando o gerúndio (ou infinitivo) do verbo fazer e o substantivo "viagem", ou simplesmente "carreteiros em viagem".

Acrescentado. Relativamente a "soldados em guerra", também a palavra "guerra" é, como já foi salientado, um substantivo e não uma forma verbal.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.