2

"Eu gostei, quem não gostou foram eles" "Eu gostei, quem não gostaram foram eles"

O "quem" é um pronome relativo invariável, então eu sempre fico na dúvida quando ele se refere a um plural. Acho que de qualquer forma o verbo ir vai para plural, mas o verbo gostar deveria estar no singular ou no plural neste caso?

1 Answer 1

2

A concordância com quem é no singular: quem não gostou foram eles. Na oração matriz, o verbo ser tende a ir para o plural quando liga de forma identificacional dois sintagmas nominais de números diferentes, embora as regras não sejam simples ou completamente pacíficas (há quem defenda que a concordância se faz sempre com o sujeito, aqui claramente "eles"). Daí "foram" e não "foi".

Com que o verbo iria para o plural: Foram eles que não gostaram.

4
  • Quem não gosta disso é ele. Quem não gosta disso são eles. Ou É ele quem não gosta disso. São eles quem não gostam disso. Pode ser plural ou singular.
    – Lambie
    Commented May 11 at 13:32
  • 1
    @Lambie são eles quem não gostam disso é agramatical
    – Artefacto
    Commented May 11 at 14:16
  • Acho que não. Foram eles quem bateram a […] blogs.correiobraziliense.com.br/dad/tag/fomos-nos-quem
    – Lambie
    Commented May 11 at 14:31
  • 1
    @Lambie enfim, controverso: nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/… . Em todo o caso, isso só se aplicaria se quem tivesse antecedente. No caso do OP, é um quem sem antecedente (relativa livre), por isso seria sempre no singular.
    – Artefacto
    Commented May 12 at 15:47

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.